Crea-PE comemora com live e homenagens os 40 anos de inauguração da sede própria

Eventos acontecem nesta terça-feira (29), com o Crea Convida, a partir das 19h, pela TV Crea-PE, no YouTube, e nesta quarta-feira (30), no auditório do Conselheiro, às 15h

Nesta terça-feira (29) e quarta-feira (30), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) comemora 40 anos da inauguração de sua sede própria. Para marcar a data, dois momentos vão tratar da importância da construção para profissionais e colaboradores que passaram a ter acesso a um prédio estrategicamente localizado, dotado de instalações apropriadas e confortáveis, estacionamento e layout pensado para melhor atender ao público.

Nesse sentido, a edição do Crea Convida da data comemorativa terá como tema a palestra, “40 anos de história do prédio sede do Crea-PE, um diálogo entre o passado e o futuro”. Para tratar do assunto, foram convidados o geólogo Christino Pereira de Lyra Sobrinho e o arquiteto Henrique Marques Lins, ambos conselheiros do Crea-PE à época, sendo o último deles, filho do também arquiteto Florismundo Marques Lins Sobrinho, responsável pela criação do projeto arquitetônico e falecido em abril de 2015, aos 91 anos.

Pensando nas novas técnicas e tecnologias construtivas, também foi convidado o arquiteto Jerônimo da Cunha Lima Filho, que vai discutir ideias inspiradas em novos conceitos de acessibilidade, sustentabilidade e preservação do meio ambiente. O quarto palestrante é o engenheiro civil Sérgio Dias.

HOMENAGEM
Já nesta quarta-feira (30), a partir das 15h, numa solenidade que acontecerá no auditório do prédio sede do Conselho, o presidente Adriano Lucena prestará homenagem a 10 colaboradores e 10 ex-conselheiros que, na época, atuavam no Crea-PE.

O ex-conselheiro, professor e engenheiro civil Mário de Oliveira Antonino será um dos homenageados no evento. Ele declarou que a nova sede do Crea representou um ganho natural do progresso da cidade do Recife, assim como da região que, com o crescimento da população, teve que buscar novas estratégias urbanísticas. Com o Crea não foi diferente. “Já nos idos da década de 70, o Crea era palco de importantes discussões, a exemplo do debate sobre a construção da barragem Sobradinho Moxotó”, pontuou, explicando que a sua participação na construção, como conselheiro, foi de “modesto” colaborador.

Já o engenheiro industrial e civil Murillo Bastos Monteiro narrou a sua efetiva participação em todo o processo, passando pela escolha do local, até o pedido que fez ao proprietário do terreno onde seria construído o prédio. “Perguntei ao professor e engenheiro Arlindo Pontual se construiria no local. Diante da negativa, pedi que disponibilizasse o terreno para a construção do Crea”, lembrou, acrescentando que, tempos depois fez parte da diretoria do conselho como tesoureiro o que, de certa forma, facilitava o trâmite de processos que dependiam da sua assinatura.

Ralph da Silva Lima, colaborador do Crea-PE há 43 anos, também está na lista dos homenageados. Para ele, a nova sede foi um importante passo para que todos trabalhassem com melhores condições, uma vez que, funcionando numa casa localizada na Estrada do Arraial, os setores eram adaptados às condições existentes e, na grande maioria das vezes, as dimensões dos “cômodos” não eram compatíveis com as necessidades do quadro funcional. “Trabalhávamos em salas pequenas e o atendimento aos profissionais, também por questões físicas, era feito de forma precária. Por isso, quando mudamos para o novo endereço, os profissionais fizeram muitos elogios e a satisfação com o conforto oferecido era assunto recorrente”, lembrou o analista de processos.

A advogada do Crea-PE, Ana Rita Costa Lima Falcão que, há 44 anos presta serviços ao Conselho, diz ter sido da época em que o órgão de classe funcionava na Avenida Nossa Senhora do Carmo e, posteriormente, na Estrada do Arraial. “As novas instalações foram claramente pensadas para um Crea que cresceria em suas atividades. Tanto assim que, nos primeiros anos, apenas dois andares dos cinco existentes eram ocupados pelos funcionários. Graças a essa visão, mesmo depois de 40 anos ainda comportamos um número mais de 10 vezes maior de colaboradores, do que o que tínhamos antes”, elogia Ana Rita.

Ela ressalta, ainda como melhorias importantes, a grande capacidade do estacionamento e a posição estratégica que facilitava muito o acesso dos profissionais. O auditório foi outro item lembrado pelos dois colaboradores como de grande importância no espaço físico, erguido pela Construtora Queiroz Galvão.

Veja a lista completa dos homenageados no evento desta quarta-feira:

Colaboradores:

Ana Rita Costa Lima Falcão