Crea-PE

Creas PE e AL realizam encontro para trocar informações sobre programa de fruticultura

Conhecer as técnicas aplicadas no Programa Rota da Fruticultura, que é desenvolvido na cidade de Palmeira dos Índios (AL), será o ponto alto da viagem que o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), engenheiro civil Adriano Lucena, o superintendente técnico, engenheiro florestal Nielsen Christianne e os conselheiros, engenheiro agrônomo Heleno Mendes, engenheiro de pesca André Melo e o engenheiro florestal Emanuel Araújo farão ao estado vizinho. Amanhã (26), no período da tarde, o Encontro de Integração Técnica Crea-PE e Crea-AL será iniciado com reunião técnica e, na manhã desta quarta-feira (27), haverá visita técnica ao Projeto do Corredor de Fruticultura (cultura de umbu-cajá), desenvolvido pela Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios (Carpil).

Também farão parte da comitiva pernambucana as inspetoras Coordenadora, engenheira civil Juliane Beatriz dos Santos Leal, e Tesoureira, engenheira agrônoma Karlla Grazielle Bernardo Torres.

A agenda tem como objetivo promover articulação institucional entre os dois Creas, por meio de debates e proposições para o desenvolvimento da fruticultura na região semiárida, além de proporcionar a troca de experiências no âmbito do conhecimento técnico e das práticas de cultivo, manejo, colheita e comercialização dos produtos da fruticultura com enfoque para espécies nativas de ocorrência do bioma caatinga e/ou espécies resistentes às condições do semiárido nordestino.

Em Alagoas, o projeto que já está sendo desenvolvido propõe a ambiciosa meta de plantar cerca de 1 milhão de mudas de umbu-cajá durante a temporada 2021/2022. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Palmeira dos Índios, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), a Secretaria de Agricultura do Estado de Alagoas, a Codevasf e a Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios (Carpil).

Representando o Crea-AL participarão os engenheiros agrônomos José Teodorico, José Fragozo e Gilvan Gomes.

Pular para o conteúdo