Crea-PE dá início a preparação do 9° Congresso Estadual de Profissionais

Logo_CNP-001O Sistema Confea/Crea e Mútua realiza, a cada triênio, o Congresso Nacional de Profissionais. Para a realização deste evento, cada Conselho Regional organiza o Congresso Estadual de Profissionais (CEP).  O CEP é um fórum organizado pelo Crea de sua jurisdição. Estes eventos oportunizam aos profissionais espaços de discussão para a definição de estratégias, planos e programas de atuação, por meio da proposição de mudanças nos normativos que regulamentam o exercício da profissão.

Para atingir todos os profissionais que fazem parte do Sistema no Estado, a Comissão Organizadora prepara uma série de 10 encontros em microrregiões. De 4 a 31 de maio, as cidades de Serra Talhada, Salgueiro, Goiana, Petrolina, Araripina, Arcoverde, Garanhuns, Caruaru, Gravatá e Carpina sediarão as reuniões preparatórias do CEP 2016.

Para este ano, o tema definido pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) é “O Sistema Confea/Crea e Mútua em Defesa da Engenharia e da Agronomia Brasileiras”, contendo os seguintes eixos temáticos: Defesa e Fortalecimento da Engenharia e da Agronomia junto à Sociedade; Tecnologia e Inovação; Carreira e Prerrogativas da Engenharia e da Agronomia.

O 9º CEP acontecerá no Recife, nos dias 10 e 11 de junho de 2016. Nessa etapa, ocorre a apresentação e aprovação das propostas que foram previamente analisadas nas reuniões microrregionais preparatórias realizadas nas cidades das Inspetorias Regionais, apresentadas e aprovadas novas propostas, oriundas do CEP e são eleitos os delegados estaduais que participarão do CNP. Todas as propostas aprovadas no CEP seguem para a última etapa, o Congresso Nacional de Profissionais (CNP).

O Congresso Nacional de Profissionais (CNP) é a terceira e última etapa e reúne todas as propostas dos Estados e do Distrito Federal, as quais são submetidas à aprovação pelas delegações dos Conselhos Regionais de todo o país. O 9º CNP acontecerá em Foz do Iguaçu nos dias 1º, 2 e 3 de setembro de 2016, organizado pela Comissão Organizadora Nacional (CON), do Confea. O regulamento dos eventos determina que os profissionais que apresentarem propostas de melhorias ao Sistema Profissional nas reuniões microrregionais preparatórias e no CEP, podem se candidatar a delegado para participação da etapa Regional. Os eventos inerentes ao 9º CEP contam com a efetiva participação dos profissionais, entidades de classe e instituições de ensino afetas ao Sistema Confea/Crea e Mútua.

A Comissão Organizadora do 9° CEP de Pernambuco é composta do coordenador, engenheiro eletricista Plínio Sá, do coordenador adjunto, Geólogo Waldir Duarte Costa Filho, e do engenheiro mecânico Alberto Lopes Peres Júnior.

Rui Gonçalves

ASC do Crea-PE