Crea-PE

Crea-PE debate soluções sobre sustentabilidade hídrica durante a abertura da Semana da Água 2024

Evento teve início nesta segunda-feira (18) e segue até o próximo dia 22. O Crea-PE é co-realizador.

Discutir o uso racional da água e como a engenharia pode contribuir para facilitar o seu acesso à população foram os destaques da participação do Crea-PE na abertura da Semana da Água 2024, promovida pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), com a co-realização do Conselho.

O Crea-PE foi representado pelo seu superintendente de Gestão, Bertrand Sampaio, que em sua fala ressaltou a importância de discutir temas relevantes como esse. “O Crea-PE segue à disposição não só da Apac, mas de qualquer entidade que queira debater a importância da engenharia nessas temáticas”, disse.

Bertrand também reforçou a importância do saneamento para que a água seja recuperada e não descartada. “Em um estado que tem uma menor disponibilidade hídrica, investir em água e no seu tratamento é fundamental. O Brasil tem um mito de muitos anos de que nós temos água demais e por conta disso podemos gastar, mas isso não procede”, completou.

Para o secretário de Recursos Hídricos e Saneamento Básico do Estado, Almir Cirilo, governos e entidades precisam estar juntas para conscientizar a população. “É muito importante que instituições com o Crea-PE, as universidades e organizações não governamentais abracem a causa para que possamos atingir mais pessoas. Somente com a mudança dos hábitos é que conseguiremos equalizar as questões de oferta e de demanda”, enfatizou.

A presidente da Apac, Suzana Montenegro, defendeu o engajamento de toda a sociedade. “O uso racional na água e o cuidado com os seus cursos não são questões só de governo, mas de toda a população. Esse é um dever de todo cidadão”, concluiu.

Durante a manhã, o evento contou com as palestras da superintendente de Estudos Hídricos e Socioeconômicos da Agência Nacional de Água (ANA), Ana Paula Fioreze; e do coordenador geral da Rede Clima, Moacyr Araújo Cunha. A programação teve ainda a entrega de todo o material arrecadado para a Campanha Lacre de Sustentabilidade para a ONG Green Girl; o lançamento do XV Encontro Nacional de Águas Urbanas – ENAU e o V Simpósio de Revitalização de Rios Urbanos.

A Semana da Água 2024 segue até o próximo dia 22 com diversas ações pelo estado.

Pular para o conteúdo