Crea-PE deu início ao plano de fiscalização em empreendimentos de todo o Estado

Equipes do Conselho estão visitando hospitais, hotéis, empresas de perfuração de poços artesianos e mercados públicos

O Crea-PE iniciou, nesta semana, uma série de ações fiscalizatórias em hospitais, hotéis, empresas de erfuração de poços artesianos e mercados públicos de todo o Estado com o apoio operacional das inspetorias locais. A iniciativa pretende verificar se as atividades relacionadas aos profissionais de engenharia nesses empreendimentos estão sendo executadas, obrigatoriamente, por um responsável técnico capacitado para desempenhar as funções exigidas na obra ou serviço.

“Iniciamos, na segunda-feira (06), as fiscalizações em empreendimentos de todo o Estado. Estão sendo fiscalizados empresas de perfuração de poços artesianos, hotéis, hospitais e mercados públicos. Nos próximos dias fiscalizaremos as empresas que formam o complexo de Suape”, explicou o gerente de Fiscalizações do Crea-PE, Nailson Pacelli.

Durante as fiscalizações, os agentes explicam o objetivo da ação e identificam as atividades que competem ao Sistema Confea/Crea. No primeiro momento, são solicitados os documentos que devem ser apresentados para avaliar se os projetos, obras e serviços de manutenções, em andamento, estão sendo desenvolvidos por profissionais ou empresas registradas ao Crea-PE.

Entre os itens verificados pelos fiscais do Crea-PE estão: sistemas de ar-condicionado, refrigeração, exaustão e ventilação; de prevenção e combate à incêndios; de gases medicinais, de ar comprimido e de vácuo; centrais de gás; proteção contra descargas atmosféricas; elevadores, escadas rolantes e equipamentos de elevação e transporte; e geradores. E, ainda, a acessibilidade das empresas, que de acordo com a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e a norma técnica da ABNT, todas as edificações existentes, sejam de uso público ou privado, precisam de laudo de acessibilidade que atestem a condição do local.

“O propósito do Crea-PE é proteger a sociedade ao trazer a responsabilidade da realização das atividades técnicas a quem tem atribuição e competência para realizá-las, promovendo a segurança e o conforto aos usuários”, completou Pacelli.