Crea-PE e Adagro preparam integração entre entidades com a implantação do Siapec 3

Parceria está sendo montada a partir da reunião realizada nesta segunda-feira (22) entre o presidente do Conselho, Adriano Lucena; a diretora de Defesa e Inspeção Vegetal da agência, Raquel Melo; e o gerente de Inspeção Vegetal, Jurandir Barbosa

O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, recebeu na manhã desta segunda-feira (22) a diretora de Defesa e Inspeção Vegetal da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro), Raquel Melo de Miranda, e o gerente estadual de Inspeção Vegetal da Adagro, Jurandir Barbosa Cavalcante Junior. Eles apresentaram o sistema Siapec 3 – módulo de agrotóxico, que será lançado oficialmente no Estado em 1º de setembro. A reunião teve o intuito de propor uma integração com o Crea na parte de receituário agronômico.

O Siapec (Sistema de Integração Agropecuária) é uma solução sistêmica desenvolvida para atender as demandas de gestão das atividades da defesa e inspeção agropecuária. Para isso, atuará nas unidades estaduais, as responsáveis pela execução destes serviços. O sistema servirá de ponte entre estas entidades e os diversos segmentos do agronegócio, com destaque para as áreas animal e vegetal.

Para agilizar essa integração com a Adagro, Adriano Lucena designou o superintendente Técnico do Crea-PE, Nielsen Christianni, que estava presente no encontro desta segunda-feira, para montar um cronograma com Jurandir Barbosa para viabilizar as ações em prol da parceria entre as entidades. Barbosa explicou que esse sistema vai gerenciar toda a parte de agrotóxico no Estado, toda a parte de comercialização de agrotóxico.

“Propomos essa integração com o Crea no sentido da geração do receituário e a gente ter esse banco de dados”, observou o gerente da Adagro. Todas as informações produzidas no banco de dados do sistema estão totalmente integradas à Plataforma de Gestão Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Um segundo ponto importante do Siapec é a parte da logística reversa, conforme explicou Jurandir Barbosa. O próprio sistema vai gerir a parte da devolução das embalagens vazias. Por fim, o banco de dados irá armazenar todas as informações do que é utilizado no Estado hoje. “A gente vai saber até pelo princípio ativo o que é consumido hoje no Estado, por município, por região”, destacou o gerente da Adagro.

No encontro, que também teve a participação do presidente da Associação dos Engenheiros Eletricistas e Telemáticos (APPET), André Lopes, Lucena aproveitou a oportunidade e convidou os representantes da Adagro para a agência ter um assento no Conselho. Uma das formas de contribuir com uma maior participação da engenharia agronômica na pauta do Crea-PE e nas decisões para seus profissionais.