Evento reuniu especialistas para debater soluções digitais aplicadas aos desafios climáticos e de drenagem urbana

Para enfrentar os desafios das mudanças climáticas, da urbanização desordenada e dos eventos extremos, ferramentas digitais tornaram-se aliadas no trabalho de profissionais das Engenharias, da Geologia e das Geociências. O Crea-PE, em parceria com a Autodesk, empresa especializada no desenvolvimento de softwares para os setores de arquitetura, engenharia e construção, promoveu, na quinta-feira (28), uma apresentação técnica sobre infraestrutura hídrica e drenagem urbana, com foco nas tecnologias Autodesk integradas ao Building Information Modeling (BIM).
O vice-presidente do Conselho, Luiz Borges, destacou o estímulo à qualificação. “O Crea-PE tem incentivado a participação dos profissionais em cursos de aprimoramento tecnológico. Hoje, vivemos uma realidade em que os regionais contam com pouca renovação de sua base de profissionais com até 29 anos. Por isso, é essencial valorizar o capital humano já instalado, formado em grande parte por profissionais acima dos 50 anos, aproveitando seu conhecimento técnico-científico e inserindo-os no universo das novas tecnologias”, afirmou.
A apresentação foi conduzida pelo gerente de aplicações da consultoria MAPData, Lucas Zanaki. Ele demonstrou como softwares de modelagem simulam cenários de chuvas extremas, ajudam a projetar sistemas de drenagem eficientes e otimizam a manutenção de estruturas hídricas, reduzindo riscos e custos para os municípios. “Apresentamos soluções da Autodesk voltadas para análises e dimensionamento de modelos, contemplando desde processos de validação e integração com informações geográficas e BIM até a operação e manutenção por meio de gêmeos digitais”, explicou.
O coordenador adjunto do Comitê de Modernização da Gestão do Crea-PE, Florêncio Absalão, ressaltou a importância da iniciativa. “Eventos como este são fundamentais para nossos profissionais, pois complementam o conhecimento adquirido em programas bem-sucedidos do Crea-PE, como o Crea Qualifica. A continuidade no aprendizado prepara os profissionais para o uso das novas tecnologias disponíveis no mercado”, afirmou.
A engenheira civil Gisélia Vanderlei avaliou de forma positiva o conteúdo apresentado durante o evento. “O Crea-PE está de parabéns pela iniciativa. Foi uma experiência excelente, sobretudo para quem atua na área de infraestrutura urbana”, destacou.









