Crea-PE e Conselho Gestor APA Aldeia/Beberibe debatem alternativas para conservação ambiental em obras estruturadoras no Estado

Encontro ocorreu na sede provisória do Crea-PE, no Recife

O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, recebeu, na manhã desta quinta-feira (4), representantes do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) Aldeia/Beberibe para conversar sobre os projetos do Arco Metropolitano e da Escola de Sargentos, ambas na Região Metropolitana do Recife.

Durante o encontro, que também contou com a participação de diretores e conselheiros do Crea-PE, Lucena destacou que o apoio do Conselho às obras também inclui a preocupação com a preservação ambiental. “O Crea-PE está engajado nesse esforço, pois reconhece a importância do crescimento sustentável de nossas cidades. Nós queremos construir junto com as entidades e com a sociedade alternativas para que essas intervenções ocorram, mas que conservem nosso meio ambiente”, afirmou.

A presidente do Conselho Gestor da APA Aldeia/Beberibe, Cinthia Lima, falou sobre sua preocupação com as mudanças ambientais previstas nas duas intervenções. “Entendemos que o Crea-PE compartilha das mesmas preocupações que apresentamos aqui. E quer contribuir do ponto de vista técnico para buscar soluções na engenharia tanto para a questão ambiental quanto para a conservação em si, além do projeto”, esclareceu Cinthia Lima, após ouvir as ponderações do Conselho feitas pelo presidente Adriano Lucena.

Cláudia Alcoforado, conselheira da Câmara de Engenharia Civil do Crea-PE, presente no encontro, defendeu a necessidade de um estudo mais detalhado sobre esses projetos e seus impactos. “A questão do Arco Metropolitano e da Escola de Sargentos visa, na realidade, uma melhoria para a população. No entanto, dentro do contexto ambiental, também é essencial realizar um estudo mais aprofundado. Além do contexto ambiental, é necessário considerar a questão social e econômica dessas localidades próximas a essas obras”, concluiu.

Por fim, o presidente Adriano Lucena colocou o Crea-PE à disposição para construir propostas que estejam alinhadas com os anseios apresentados.