Crea-PE

Crea-PE é convidado para participar do comitê gestor do Ptrans pelo Cetran-PE

O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, recebeu na manhã desta quinta-feira (13), o presidente do Conselho Estadual de Trânsito de Pernambuco (Cetran-PE), Walker Barbosa. No encontro, Barbosa explicou que o Cetran está montando um comitê gestor para o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans). Aproveitou a oportunidade e convidou o Crea-PE a ter assento neste comitê.

Lucena não só aceitou o convite como colocou o Conselho à disposição para demandas futuras de interesse mútuo “Conte com o Crea. Estamos à disposição. Agradeço a visita, o convite”, reafirmou o presidente do Conselho pernambucano.

“Eu quero que o Crea venha compor esse comitê para a gente fazer a construção do Pnatrans. No primeiro momento queremos instalar o comitê. Programamos começar os trabalhos na primeira quinzena de novembro e ter umas duas ou três reuniões até o final do ano para discutir uma estratégia. A ideia é começar 2023 com essa implementação”, explicou Walker Barbosa.

O Pnatrans foi criado em 2018 para orientar os gestores de trânsito em todo o País a implementarem ações com o objetivo de reduzir mortes e lesões no trânsito. As ações devem ser alinhadas com a Nova Década de Segurança no Trânsito da Organização das Nações Unidas (ONU).

Conforme informações do Governo Federal, o plano passou por uma revisão em 2021 que contou com a contribuição de mais de 100 especialistas, de 50 órgãos e entidades e representantes da sociedade civil. O próximo passo é colocar em prática e implementar as 154 ações ali destacadas. Tal estratégia tem o potencial de salvar cerca de 86 mil vidas até o ano de 2028.

Estiveram presentes no encontro na sede do Crea-PE: Marcos Araújo, membro do Conselho do Cetran-PE; Fausto Gominho, conselheiro do Cetran-PE; Nilson Spencer, assessor jurídico do Cetran-PE; além do superintendente de Gestão do Crea-PE, Marcos André Carvalho.

Pular para o conteúdo