Crea PE e Governo do Estado conversam sobre oportunidades no exterior para profissionais do sistema Confea/Crea

A criação de oportunidades de trabalho dentro ou fora do País para os profissionais das engenharias, agronomia e geociências é uma das pautas do Crea Pernambuco. O Conselho tem estreitado relações com consulados e órgãos internacionais para que cada vez mais os profissionais do sistema Confea/Crea vislumbrem uma carreira fora do Brasil.

Por isso, o Crea Pernambuco, na figura do presidente Adriano Lucena, esteve reunido com a gerente geral de Cooperação Internacional, Virgínia Krauss, da Secretaria Executiva de Relações Internacionais do Governo Estadual, na tarde da última terça-feira (12). A reunião com Virgínia Krauss foi articulada pelos assessores da presidência Marcelo Sampaio, Bertrand Alencar e Charles Jurubeba, presentes no encontro.

O Crea Pernambuco já fez contatos com países da África, além de Bélgica, França, Portugal e China para o fomento a vagas de emprego para profissionais das atividades ligadas ao conselho, sobretudo na engenharia de pesca, construção civil e meio ambiente. “Estamos estreitando relações internacionais e tentando fazer convênios com alguns países para que possam abrir oportunidades de trabalho para os profissionais da engenharia, agronomia e geociências”, lembrou o presidente do Crea Pernambuco, Adriano Lucena.

No entanto, para garantir que essas vagas sejam ocupadas, é preciso primeiro garantir a qualificação dos profissionais locais. Por isso, o Crea Pernambuco irá elaborar um projeto que visa a aplicação de recursos na formação de engenheiros, agrônomos e geocientistas em conjunto com a Secretaria Executiva de Relações Internacionais de Pernambuco. “Nós precisávamos abrir um caminho para captar esses recursos. Agora nós vamos apresentar projetos para a preparação dos profissionais nos novos processos que envolvem a engenharia, agronomia e geociências”, completou Adriano Lucena.

Após a conclusão do projeto, que deve durar de 30 a 45 dias, o Crea Pernambuco enviará o documento para a apreciação da Secretaria Executiva de Relações Internacionais do Governo Estadual para que seja firmada a parceria. Virgínia Krauss destacou que “a reunião foi uma pauta para possibilitarmos conversas iniciais de parcerias”.