Crea-PE e Ondunorte fazem parceria para oficina do GT da Fisioterapia para Crianças com a Síndrome Congênita do Zika Vírus, do Crefito-1

crefito2Sempre preocupado com a sociedade, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) articulou, junto ao grupo Ondunorte, a doação de 150 folhas de papelão de 1×1,20 com 7 mm de espessura para a primeira oficina do Grupo de Trabalho da Fisioterapia para Crianças com a Síndrome Congênita do Zika Vírus (SCZV), do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO-1). A capacitação aconteceu no fim de semana, 5 e 6 de novembro, e contou com a participação de 50 fisioterapeutas.

A oficia foi ministrada pela doutoranda em Saúde Pública da USP, Dafne Herreiro, e foi realizada na sede da Aliança de Mães e Famílias Raras (AMAR), em Boa Viagem. A ação teve como objetivo ensinar todas as etapas da confecção de adequadores posturais de baixo custo.

Após 15 horas de trabalho, foram construídos 24 adequadores posturais: 12 parapodiuns e 12 cadeiras, que serão doados às crianças com a Síndrome Congênita do Zika Vírus.

“Nós, GT da Fisioterapia para crianças com SCZV do CREFITO-1, agradecemos a Dra. Dafne Herreiro por ter acreditado no nosso projeto, ajudando na transformação de profissionais, nessa nossa luta pela garantia a uma assistência fisioterapêutica de qualidade. Vamos espalhar essa ideia”, agradece Cinthia Vasconcelos, coordenadora do GT do CREFITO-1.

crefito3Representando o Crea-PE, a assessora jurídica Nathalia Amorim participou da ação. “Estou muito feliz de poder ajudar as crianças e suas famílias. Projetos como estes devem fazer parte de nosso cotidiano e o Crea-PE está empenhado em atuar em prol da sociedade . Aproveitamos para agradecer a parceria com a Ondunorte, que fez a doação do material”, afirmou Nathalia Amorim.
Para quem estiver interessado em participar das próximas oficinas, a agenda completa está no site. As inscrições são gratuitas.

Confira a programação completa:
10 e 11/11 – Capacitação do NASF em Caruaru;
11/11 – Fisioterapia no manejo da irritabilidade;
28 e 29/11 – Fisioterapia respiratória na garantia do olhar integral, segundo a CIF (coordenado por Drª Cyda Reinaux – Departamento de fisioterapia da UFPE);
Dezembro – Construção do instrumento para avaliação do desempenho funcional segundo a CIF (Comissão Saúde Funcional);

Rui Gonçalves
Com informações da Assessoria do Crefito-1.