Crea-PE inicia concepção de projeto para acordo de cooperação internacional

Projeto poderá viabilizar cooperação entre o Conselho pernambucano e órgãos internacionais

Projeto é apresentado no Crea-PE

Dando continuidade ao projeto de viabilizar acordos de cooperação técnica junto a organismos internacionais, com o objetivo de viabilizar ações que possam beneficiar à sociedade e aos profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), José Mário Cavalcanti começa, a trilhar os caminhos sugeridos pelos coordenadores gerais da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), Wofsi Yuri G. de Souza a da Agência Internacional de Cooperação do Japão (Jica) Mauro Manabu Iuen, quando das reuniões ocorridas nos dias 24 e 26 de fevereiro, em Brasília.

Para tanto, a convite do Conselho, a engenheira Fátima Brayner está desenvolvendo uma minuta de projeto com foco no binômio Mobilidade X Drenagem para a cidade do Recife, que apresentou em reunião realizada na manhã da quarta-feira (19), no gabinete da Presidência. O documento é um dos itens que precisam ser cumpridos para que possa ser iniciado o processo que tem como premissas, a participação do município ou do estado, a abertura de um Processo de Manifestação de Interesse (PMI), entre outras.

Inicialmente o objetivo do trabalho é integrar a abordagem de infraestrutura e transporte no mapa geral, permitindo o georeferenciamento do cadastro imobiliário da cidade. De acordo com o presidente José Mário, a minuta de projeto será submetida às entidades de classe, às instituições de ensino e às Organizações Não Governamentais (ONG), que deverão participar como parceiros do processo que terá o Crea-PE como catalizador.

Uma vez discutida e aprovada, a minuta do projeto será apresentada aos coordenadores da ABC e da Jica, em datas a serem definidas posteriormente.

A reunião contou com a participação do 1º vice-presidente do Crea-PE, Arnaldo Cardim, do chefe de Gabinete, Osvaldo Fonsêca, do superintendente, Roberto Arraes, além do presidente José Mário. A próxima reunião do grupo para discutir mais uma etapa da concepção do projeto, foi marcada para à tarde da quarta-feira (02 de abril).

Dilma Moura

ASC do Crea-PE