Crea-PE

Crea-PE investe em tecnologia para ampliar Fiscalização

Em setembro de 2015, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), primeiro ano da gestão do presidente Evandro Alencar deu os primeiros passo no caminho que levaria o Conselho a um salto de qualidade com a contratação da Tecnotech Sistemas Ltda., vencedora da licitação para implantação do Sistema de Informações Técnicas e Administrativas (Sitac), graças a iniciativa, a ferramenta facilitou o acesso dos profissionais, empresas e órgãos, aos serviços prestados pelo Crea-PE, disponibilizando on-line, emissão de certidões de acervo, primeiro registro, registro de pessoas jurídicas, emissão de boletos, registros de Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs), dentre outros.

Como vivemos em tempos em que o progresso é cada vez mais rápido, especialmente no que se refere à Tecnologia, o Crea-PE, com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento de sistemas que sejam responsáveis pela constante melhoria e ampliação dos serviços que oferecem melhorias na prestação dos serviços oferecidos aos profissionais, empresas e a sociedade.

Assim, neste terceiro ano do seu segundo mandato, o presidente Evandro Alencar se prepara, para, assim como iniciou, concluir o seu trabalho junto ao Crea-PE, investindo em mais uma inovação que tem como foco a Fiscalização.

A implantação do Fiscrea, novo sistema que, utilizando o banco de dados do Crea-PE e outras obtidas por meio de satélites, terá a capacidade de agilizar as fiscalizações e os processos que são gerados após a lavratura de autos, por exemplo. Basicamente, a inovação irá agilizar as fiscalizações utilizando plataformas móveis e anotações em tempo real.

Foi sobre esse novo momento que a live do Crea Orienta transmitida ontem (23.07), pelo canal do Crea-PE no Instagram @creapernanbuco tratou. Para falar sobre Mais Efetividade e Tecnologia na Fiscalização, foi convidado o gerente de TI do Crea-BA, analista de Sistema, especialista em desenvolvimento mobile, Marcelo Ferreira Pessoa. O convidado, é o um dos programadores do novo sistema que será utilizado pela Fiscalização do Conselho

Convencido de que a área de TI é o cérebro da Fiscalização, defendeu a nova ferramenta como sendo a mola propulsora para uma melhor produtividade dos fiscais no campo, capaz além de ajudar na coleta de informações, realizar registros fotográficos, assim como economizar em cópias de documentos e combustível. “O tablet, equipamento com o qual o serviço será realizado, garantirá que o profissional já saia para trabalhar com a rota definida, o que permitirá que não haja perda de tempo. Também com o tablet o fiscal poderá proceder a lavratura do alto e também, enviar o documento para apreciação e julgamento da câmara especializada relativa à modalidade da obra ou serviço irregular.

O convidado acredita que o trabalho de fiscalização é um meio eficiente de valorização profissional, abertura de mercado e, para a sociedade, a garantia de segurança e melhor qualidade de vida.

Sobre o futuro da tecnologia no que tange a ajudar nas atividades do Crea, Marcelo anunciou que está trabalhando no projeto de inteligência para o auxiliar o Crea. Ele ainda lembrou que, os Termos de Cooperação Técnica firmados com órgãos públicos é uma ação indispensável para maior aproveitamento do Fiscrea.

Por fim, convidado e mediador agradeceram um ao outro pela parceria e ambos agradeceram aos internautas.

O Crea Orienta é um projeto pioneiro do Crea-PE que tem o objetivo de esclarecer dúvidas sobre os procedimentos do Conselho.

Pular para o conteúdo