Crea-PE lança volumes 2 e 3 dos Cadernos do Semiárido

DSCF6805O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) lançou, nesta quinta-feira (24), os volumes 2 e 3 da série de Cadernos do Semiárido – Riquezas e Oportunidades. A cerimônia aconteceu no auditório João Alfredo, na reitoria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A publicação é uma parceria entre o Conselho e a UFPE para publicação de estudos técnicos que busquem a melhoria da região semiárida do Brasil. Toda a coordenação do projeto é do professor Mário Antonino Oliveira.

Sob a coordenação do Professor Malaquias Batista Filho, o segundo volume da obra aborda as questões relacionadas a alimentação da população que vive no semiárido. Com o título “Segurança Alimentar e Nutricional”, a publicação traz diversos artigos técnicos científicos sobre a problemática da alimentação, além de sugestões para os gargalos existentes.  A obra contém estudos de 18 renomados profissionais.

Já o volume 3 da série aborda as questões das barragens no semiárido. O estudo é feito pelo hidrogeólogo Waldir Duarte Costa e o geólogo Waldir Duarte Costa Filho e tem o título “Barragens Subterrâneas & Barragens de Assoreamento”. A obra apresenta de forma didática a questão que ainda é pouco conhecida do grande público.

Na ocasião, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Evandro Alencar, destacou a importância do trabalho para o órgão e para toda a sociedade. “Quando eu assumi o Conselho já conhecia o projeto. Como bom sertanejo que sou não poderia deixar de apoiar a causa. Mais que isso. Era preciso incrementar”, explica Alencar.

DSCF6804Segundo o presidente, a partir dos cadernos, da ideia de interiorizar de maneira mais eficaz o Conselho e discutir temas relevantes foi que surgiu o Seminário Riquezas e Oportunidades do Semiárido, realizado pelo Crea-PE, em março, no município de Salgueiro, no Sertão. Na ocasião, os professores Mário Antonino e Waldir Duarte Costa debateram as questões das obras hídricas na região, tema do primeiro volume da publicação. “Esses cadernos são os elementos técnicos que faltavam à nossa ideia e vontade de aproximação com os profissionais do Interior e as questões do semiárido”, explicou Alencar.

Em seu pronunciamento, Evandro destacou os importantes avanços já realizados no Conselho. “Já colocamos o Crea Júnior para funcionar, estamos em processo de implantação de um novo sistema operacional que irá deixar o Regional 100% online, criamos o Comitê Tecnológico Permanente para discutir soluções de Engenharia e Agronomia, demos início as plenárias itinerantes e intensificamos a Fiscalização para proteger a sociedade”, comemora Evandro.

De acordo com o idealizador dos ensaios técnicos, Mário Antonino, a publicação é uma satisfação, um sonho realizado.  “Não gosto de pensar o nordestino como um coitado. Não podemos ficar ano após ano vendo o povo do semiárido sofrer, sabendo que a região é tão rica”, explica Mário Antonino. Por fim, ele agradeceu ao reitor da UFPE, Anísio Brasileiro, e ao presidente do Crea-PE, Evandro Alencar, pelo empenho e dedicação. “Sua dedicação e empenho tem sido fundamental”, afirma Antonino. “Tenho orgulho de ter sido aluno e professor desta casa”, finaliza.

Para finalizar o lançamento, o retiro da UFPE, Anísio Brasileiro, comemorou a iniciativa e agradeceu pelo empenho de todos os envolvidos.  “Transformar conhecimento cientifico em algo voltado para a população é feito de quem tem generosidade. E generosidade de sobra possui o professor Mário, que encabeçou a iniciativa e se dedica com atenção e esmero a esse projeto, que só tem a fortalecer a todos nós”, finaliza o reitor.  A cerimônia contou com a presença de inspetores, conselheiros, diretores e membros do Crea Júnior Pernambuco.

Rui Gonçalves
ASC do Crea-PE