Capa > Destaque > Crea-PE lembra da importância do Dia Mundial de Combate à Desertificação 

Crea-PE lembra da importância do Dia Mundial de Combate à Desertificação 

Celebrada em 17 de junho a data tem como missão conscientizar a população internacional sobre o processo de desertificação e os efeitos negativos que a seca pode provocar em nível regional e mundial. Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), O Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca foi celebrado pela primeira vez em 1995.

Vários países do mundo se comprometeram em diminuir as ações destrutivas que colaboram com o processo de desertificação em todo o planeta. Este acordo foi oficializado através da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação nos Países Afetados por Seca Grave e/ou Desertificação (UNCCD).

Desertificação no Brasil – O Brasil faz parte da UNCCD desde 27 de junho de 1997, se comprometendo a evitar o desgaste dos recursos biológicos dos diferentes climas que compõem o país.

Calcula-se que uma área de 230 mil km², na Região Nordeste, já esteja em processo de desertificação. As cidades mais atingidas seriam Irauçuba (CE), Gilbués (PI), Seridó (RN e PB) e Cabrobó (PE), que somam 18.177 km² e afetam 399 mil pessoas.

O que é o Processo de Desertificação – É o processo que consiste na perda da capacidade de determinado ecossistema de renovar os seus recursos biológicos, seja por culpa da ação humana ou das variações climáticas.

A água é essencial para a vida, e nos locais onde há escassez deste recurso natural são esperados danos catastróficos para a existência dos seres vivos.

 

Free WordPress Themes - Download High-quality Templates