Crea-PE lota auditório de Escola Técnica, em Gravatá, na 2ª Plenária Itinerante

DSCF6976Com um público de mais de 110 pessoas, formado por conselheiros, inspetores, estudantes e profissionais do município de  Gravatá e região, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Evandro Alencar, comandou, no sábado (17), a 2ª Plenária Itinerante de 2015. O encontro foi realizado no auditório da Escola Técnica Estadual Professor José Luiz de Mendonça, em Gravatá. A programação incluiu além dos processos administrativos palestras sobre Energia solar, Caixa de Assistência dos Profissionais (Mútua) e o projeto de responsabilidade social da Reserva Camará.

Dando início a sessão plenária 1.809, o presidente destacou a satisfação de cumprirDSCF6977 uma de suas promessas de campanha e levar o pleno do Conselho pernambucano para o Interior. “Dar continuidade ao que fizemos no primeiro semestre de 2015 em Carpina é motivo de imensa alegria. É mais um compromisso que assumi com os profissionais do Sistema. Levar para o Interior os debates das plenárias, além de debates técnicos e de caráter administrativo, é fundamental para o desenvolvimento do Sistema”, explica Alencar.

Ainda em sua fala, o presidente destacou a participação dos membros do Crea Júnior Pernambuco nas ações do Crea-PE. “Fico muito feliz que outra promessa de nossa campanha esteja funcionando com pleno êxito, participando muito fortemente”, afirma Evandro Alencar.  Ele destacou a aprovação, no Colégio de Presidentes dos Creas,  de duas propostas de sua autoria. A primeira foi sobre o registro das entidades de classe no Sistema e a segunda, sobre a ampliação do prazo do pagamento do Benefício Energias Renováveis, da Caixa de Assistência ao Profissional do Crea (Mútua). A ideia é de que o prazo aumente de 36 para 48 parcelas, com carência de seis meses para o pagamento da primeira parcela do beneficio.

DSCF7025 DSCF7036Em seguida, o diretor comercial da Insole, Ananias dos Santos Gomes, fez uma apresentação para a plenária. Ele tratou do atual cenário da geração de energia solar e da importância da sustentabilidade para o desenvolvimento do País. Na ocasião, ele ainda falou sobre as perspectivas para o crescimento da geração de energia através do sol e tirou dúvidas dos participantes sobre o custo e a manutenção dos DSCF7001   equipamentos.

Após a Insole, a gerente de Marketing da Reserva Camará, Peggy Côrte Real, apresentou o Florescer, programa desenvolvido para capacitar profissionais para o complexo. Na oportunidade, ela destacou o conceito chave do projeto, que é a sustentabilidade. Por fim, o diretor regional da Mútua, Augusto Nogueira, fez sua apresentação falando sobre a “Linha de Financiamento da Mútua para Energias Renováveis com simulação de Investimento”.

Na parte administrativa da sessão plenária, os conselheiros aprovaram os nomes dos dois homenageados de 2015 com Medalha do Mérito Pelópidas Silveira. Os contemplados com a premiação serão o geólogo Waldir Duarte da Costa e o engenheiro eletricista João Paulo Guimarães de Aguiar. O pleno ainda aprovou a criação do Grupo de Trabalho (GT) para revisão do Regimento Interno do Crea-PE, que será formado pelos conselheiros: engenheiro florestal Nielsen Christianni Gomes da Silva; engenheira de pesca Cláudia Fernanda Fonsêca Oliveira, engenheiro eletricista Plínio Rogério Bezerra e Sá, engenheiro civil Jurandir Pereira Liberal, geólogo Waldir Duarte Costa Filho, engenheiro civil Francisco José Costa Araújo e o engenheiro civil Norman Barbosa Costa.

Sem título Por fim, o presidente do Crea-PE, Evandro Alencar, parabenizou o conselheiro Maurício Pina pela sua indicação para a Academia Nacional da Engenharia (ANE), entregou certificado de participação aos palestrantes e, na reunião com os Inspetores Regionais, que aconteceu no período da tarde, também entregou as carteiras funcionais aos seus representantes nas 13 Inspetorias Regionais do Conselho, instaladas no Estado.

Rui Gonçalves
ASC do Crea-PE