Crea-PE

Crea-PE participa da Semana da Engenharia em Arcoverde

Evento é promovido pela Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (AESA) e segue até sexta-feira (26)


O Crea-PE, por meio de seus profissionais, participa da Semana da Engenharia AESA CESA 2023,  que acontece em Arcoverde, no Sertão de Pernambuco. O evento, promovido pela Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (AESA), começou na quarta (24) e segue até a sexta (26), no bloco de Engenharia da AESA. 

A Ferrovia Transnordestina e a ampliação de seu alcance, incluindo Pernambuco, via Complexo Portuário de Suape, projeto defendido por Adriano Lucena, presidente do Crea-PE, é o cerne da palestra “O impacto da Transnordestina em Pernambuco”. Ela será ministrada por Marcílio Cunha, engenheiro e administrador, mestre em Engenharia de Produção. A palestra acontece nesta quinta (25), às 19h30. 

“Focaremos a palestra na economia do estado, com dados sobre as produções industrial e agrícola, além do comércio, mostrando a importância de se manter o projeto original da Ferrovia Transnordestina”, antecipa Marcilio. “Defendemos a manutenção do projeto que atenda o Nordeste como um todo, incluindo o ramal Salgueiro-Suape.”

 

Nos mesmos dia e horário, também haverá o minicurso “Análise experimental das Equações da Estática Aplicadas em Vigas e Pilares”, com Ibson Leite, mestre em física e professor de Engenharia Civil – AESA CESA.

Na sexta (26), às 19h30, haverá o minicurso Gerenciamento de Projetos, com Florêncio Absalão, engenheiro eletricista e administrador, ex-gerente de Engenharia e Manutenção do Metrorec e coordenador do Comitê de Modernização da Gestão (CMG) do CREA-PE. 

“A atual gestão do Crea-PE, tendo à frente Adriano Lucena, tem como um de seus objetivos melhorar o conhecimento dos profissionais, permanentemente, desenvolvendo as boas práticas no escopo das Engenharias, da Agronomia e das Geociências. Faço parte do Instituto de Gerenciamento de Projetos – o Project Management Institute (PMI), instituição internacional cuja missão é disseminar justamente essas boas práticas. Então, é o que buscamos fazer entre os profissionais”, afirma o Engenheiro Eletricista Florêncio Absalão. “Levar essas práticas para uma instituição de ensino estimula ainda mais o conhecimento.”

Ele lembra ainda que, utilizando corretamente as ferramentas de gerenciamento de projetos, o profissional vai desenvolver o custo correto, calcular o prazo adequado para sua realização e o  todo planejar todo o escopo necessário. “É justamente a não utilização dessas ferramentas que leva à série de obras inacabadas que vemos por aí.”

A mesa redonda, cujo tema é “Engenharia: Não Apenas Obras – Uma Visão das Demais Atribuições”, reúne os profissionais José Augusto, Schineider Paiva e Milton Barros. Ela também acontece na sexta (26), às 19h30.

. Programação

25/5

. 19h30

. Palestra: O impacto da Transnordestina em Pernambuco

Marcilio Cunha

Engenheiro e Administrador 

Mestre em Engenharia de Produção

Diretor Executivo da MC Log Projetos de Engenharia e Consultoria Ltda.

. 19h30 

Minicurso: Análise experimental das equações da estática aplicadas em vigas e pilares

Ibson Leite

Mestre em física e professor de Engenharia Civil – AESA CESA

 

26/5

Programação

. 19h30

Minicurso: Gerenciamento de Projetos

Florêncio Absalão

Engenheiro Eletricista e Administrador

Ex-gerente de Engenharia e Manutenção do Metrorec

Coordenador do Comitê de Modernização da Gestão – CREA- PE

. 19h30 

Mesa redonda

Engenharia: Não apenas obras – Uma visão das demais atribuições

Palestrantes: José Augusto, Schineider Paiva e Milton Barros 

 

Skip to content