Profissionais elogiam do Curso de Mapeamento com Drone realizado gratuitamente pelo Crea-PE, em Salgueiro

Iniciativa faz parte do Programa Crea Qualifica e destinado a profissionais registrados no Conselho, com direito a certificado de participação

Onairam Rodrigues, engenheiro agrônomo, com especialização em georreferenciamento, saiu de Petrolina para Salgueiro, um deslocamento de 237 quilômetros, para participar do Curso de Mapeamento com Drone, realizado na última sexta-feira (19) e sábado (20), pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE). Uma viagem que valeu a pena. Não só pelo conhecimento adquirido como para desmistificar alguns preconceitos que tinha sobre o equipamento.

“Pensei que seria um curso simples, mas me surpreendi com o conteúdo, com aula prática que nos permitiu testar os conhecimentos repassados. Um curso deste nível está entre R$ 1,7 mil e R$ 2 mil e tivemos acesso gratuito. Para quem mora no interior, é difícil participar de cursos assim, que acontecem mais no Recife”, observa Onairam Rodrigues. Ele ainda destaca: “que o Crea continue oferecendo essa qualificação continuada aos seus profissionais e também incluindo o interior”.

Quem também aproveitou o curso foi a engenheira ambiental, Eleve Mayara Barros. “Foi muito bom. Tivemos acesso a uma qualificação deste nível de forma gratuita”, atesta a engenheira. “O mapeamento com drone tem se mostrado útil em diversas áreas, como engenharia, arquitetura, agricultura, cartografia, entre outras. Esses cursos fornecem conhecimentos técnicos e práticos, permitindo que os profissionais e estudantes aproveitem os benefícios dessa tecnologia inovadora”, avalia João de Mélo Vieira Neto, engenheiro civil e professor do IFSertão-PE.

João Neto ainda ressalta: “Acho que a iniciativa do Crea-PE em disponibilizar gratuitamente o curso de mapeamento de drone para seus profissionais é louvável e altamente aprovada. Ao oferecer esse curso sem custos adicionais, o Crea-PE demonstra um compromisso notável em promover o desenvolvimento profissional e aprimorar as habilidades de seus membros. A iniciativa também demonstra a preocupação do Crea-PE em acompanhar as tendências tecnológicas e garantir que seus profissionais estejam atualizados e preparados para lidar com os desafios do mercado de trabalho atual”.

O Conselho pernambucano vem buscando, junto aos seus profissionais, cursos para ampliar a capacitação com foco no mercado de trabalho. A iniciativa é uma das ações do Programa Crea Qualifica. “O objetivo é proporcionar uma capacitação para os profissionais, com uma atualização de conhecimentos de novas tecnologias, contribuindo com o desenvolvimento das regiões”, observa o superintendente do Crea-PE, Nielsen Christianni, que participou da qualificação.

A qualificação é uma parceria entre o Crea-PE, o Departamento de Engenharia Cartográfica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Associação Brasileira de Engenharia Cartográfica (Abeca-PE). O curso contou ainda com o apoio do IF Sertão PE Campus Salgueiro.

Natson Barbosa está às vésperas de terminar o curso de Técnico em Edificações no IFSertão – Campus Salgueiro e também participou do curso e declara: “achei excepcional. Curso perfeito, muito produtivo. Os professores de alta qualidade. A iniciativa do Crea foi muito boa e outros cursos podem vir. Foi uma parceria ótima do Crea com o IF. Só tenho a agradecer a forma como foi executada essa iniciativa”.