Crea-PE

Crea-PE participa de evento sobre empreendedorismo e desenvolvimento regional no Recife

Palestra do secretário executivo do MEMP Tadeu Alencar discutiu estratégias para fortalecer a economia do Estado

Inovação, empreendedorismo e desenvolvimento regional na pauta do Crea-PE. Nesta terça-feira (25), o presidente do Conselho, Adriano Lucena; o superintendente técnico, Bertrand Sampaio; e o chefe de gabinete do Conselho, Marcos Carvalho, participaram de uma palestra com o secretário executivo do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), Tadeu Alencar, no Recife.

“O Papel Vital do Empreendedorismo Dinâmico para o Desenvolvimento de Pernambuco” foi o tema central do evento, realizado no auditório do RioMar Trade Center. A palestra foi promovida pela revista Algo Mais e pela Rede Gestão, como parte do projeto Pernambuco em Perspectiva – Estratégia de Longo Prazo, com patrocínio do Banco do Nordeste e do Governo Federal.

Com o propósito de discutir temas relevantes para um novo modelo de desenvolvimento do Estado de Pernambuco, o encontro reuniu especialistas em economia e desenvolvimento, além de empresários, gestores públicos e representantes da academia pernambucana, que contribuíram para os debates. Adriano Lucena destacou a importância da iniciativa. “Inovação e empreendedorismo desempenham um papel fundamental na economia, impulsionando a criação de empresas e novos empregos, melhorando a qualidade de vida da nossa população. Por isso, o Crea-PE está sempre pronto para colaborar nas discussões que impactam o desenvolvimento socioeconômico de Pernambuco”, reforçou o presidente do Conselho.

Durante a palestra, o secretário executivo do MEMP ressaltou a urgência da adoção de práticas sustentáveis pelas empresas, sobretudo, diante das mudanças climáticas e das regulamentações ambientais, especialmente em Pernambuco, onde 90% do território está situado na região do Semiárido. Ele enfatizou o papel central do empreendedorismo, que responde por 40% do PIB e 60% dos empregos no Brasil, e defendeu o acesso ao crédito, à inovação e o investimento em políticas de longo prazo para fomentar novos negócios nas áreas de energias renováveis, hidrogênio verde e desenvolvimento regional. “A economia do futuro está ligada a uma cultura de inovação. O surgimento de uma grande cadeia de novos negócios ajudará a alavancar o desenvolvimento de Pernambuco em um futuro próximo”, afirmou Tadeu Alencar.

Um dos anfitriões do evento, Ricardo de Almeida, diretor da TGI Consultoria, falou mais sobre as ações do projeto Pernambuco em Perspectiva – Estratégia de Longo Prazo: “Realizamos encontros com especialistas para discutir pilares essenciais para o desenvolvimento de Pernambuco, como educação, sustentabilidade ambiental e climática, gestão pública, ciência, tecnologia e inovação, empreendedorismo e infraestrutura”, explicou.

Pular para o conteúdo