Evento marca a Semana da Mulher, na instituição de ensino
O Crea-PE, através do Programa Mulher Pernambuco, prestigiou, nesta terça (25), o 2º Seminário Mulheres em STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics), na Universidade de Pernambuco (UPE). O evento, no auditório da Escola Politécnica (Poli), dá início à Semana da Mulher na instituição, destacando o protagonismo feminino nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e inovação.
A engenheira civil Adriana Palmério, integrante do Programa Mulher, destacou a participação do Crea-PE nas duas edições do evento. “O seminário mostra a importância da mulher na engenharia, na tecnologia e na inovação. O Crea-PE, através do Programa Mulher, valoriza a atuação feminina no mercado de trabalho”, afirmou. O evento teve como tema central o empoderamento feminino.
A reitora da UPE, Socorro Cavalcanti, revelou que as mulheres são bastante representativas na universidade, a exemplo de serem hoje 54% na graduação, 70% da força de trabalho e 64% nos cargos de gestão. “Estamos nos preparando para aumentar esses números e trabalhando por uma sociedade mais justa, equânime e igualitária”, afirmou a reitora. Apesar dos números favoráveis, na área de STEAM as mulheres representam apenas 25% dos profissionais.
A secretária estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Mendes, destacou a importância da educação para o empoderamento feminino. “A educação é libertadora”, afirmou a secretária, que ressaltou a importância da união das mulheres. “Quando uma mulher chega em determinado patamar, todas chegam”, afirmou.
O 2º Seminário Mulheres em STEAM contou ainda com a apresentação de projetos como o “Por mais meninas na Engenharia” e “Aplicação de inteligência computacional na análise e prevenção de violência contra mulheres em Pernambuco”.