Crea-PE

Crea-PE participa do 1º Seminário Mulheres em STEM da Escola Politécnica de Pernambuco

Encontro aconteceu nesta sexta-feira (08), Dia Internacional da Mulher, no Recife

Na manhã desta sexta-feira (08), Dia Internacional da Mulher, o Crea-PE participou da primeira edição do Seminário Mulheres em STEM, sigla em inglês para denominar as disciplinas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática. O encontro aconteceu no auditório Joseph Messel, na sede da Escola Politécnica de Pernambuco, no Recife, e teve como objetivo debater o papel feminino no avanço da inovação e da representatividade nestas áreas. Marcaram presença no evento a segunda diretora administrativa do Conselho, a engenheira Adriana Palmério; a integrante do Programa Mulher, Jaciara Marques; e a Conselheira da Câmara Especializada de Engenharia, Cláudia Alcoforado.

A engenheira e professora Cláudia Alcoforado, que integrou a mesa de abertura do evento, abriu a sua fala parabenizando o público feminino pelo seu dia e destacou a importância da universidade ter um programa semelhante ao Crea Mulher para avançar no caminho para as futuras gerações.

A reitora da Universidade de Pernambuco (UPE), Maria do Socorro, explicou a importância de estimular cada vez mais o debate sobre a igualdade de gênero, principalmente no campo do STEM. “Nós sabemos o quanto é difícil para as mulheres ocuparem lugar nessa metodologia e na sociedade. Por isso, é necessário motivar as crianças desde a infância para ocuparem esses espaços. Além disso, é preciso ações afirmativas para possibilitar mais oportunidades às mulheres nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática”, pontuou.

Para diretora administrativa Adriana Palmério, a participação do Crea-PE no seminário comprova a força do público feminino nas Engenharias e Ciências. Já a integrante do programa Crea Mulher desde 2021, Jaciara Marques, ressaltou que o dia 08 de março é uma data significativa para enaltecer a participação das mulheres na sociedade. “São iniciativas como essa da POLI que se alinham ao nosso programa. Ambas as ações possuem o intuito de aproximar as meninas que estão entrando na universidade para participar e entender o seu real papel no mercado de trabalho”, pontou.

Pular para o conteúdo