Fiscais do Crea participam do curso de capacitação em “Aquisição/Leitura e Inserção de Dados Geoespaciais de Fiscalização”

Os colaboradores do setor de fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), durante esta semana, participam de um curso de capacitação em Aquisição/Leitura e Inserção de Dados Geoespaciais de Fiscalização. O treinamento é ministrado pelo prof. Dr. Erison Rosa de Oliveira Barros, do Departamento de Engenharia Cartográfica (Decart do Centro de Tecnologia e Geociências – CTG da Universidade Federal de Pernambuco). O curso teve início nesta quarta-feira (16), com dois módulos: “Noções de Cartografia e Posicionamento por Satélite” e “Conheça o Software QGIS”. Além do formato presencial, o curso também está sendo transmitido via internet, através do Google Meet. As aulas estão sendo gravadas, permitindo assim a consulta do material após o fim das aulas.

O maior objetivo da formação é trazer para os fiscais do Crea Pernambuco dados concretos sobre as fiscalizações. De acordo com o prof. Dr. Erison Rosa, a partir do curso os fiscais terão dados georeferenciados sobre onde as ações estão concentradas. “O objetivo do curso é colocar dentro do Crea-PE a questão da inteligência geográfica. Os fiscais podem perceber que as ações que eles podem fazer aqui podem ter um componente espacial, que é fazer uma análise da gestão onde ele está mais atuante, se é na região norte, na Mata-Sul do estado, por exemplo, é um georeferenciamento das ações de fiscalização”, explicou.

Para tal, a didática utilizada no curso de Capacitação em Aquisição/Leitura e Inserção de Dados Geoespaciais de Fiscalização tem sido baseada em ferramentas gratuitas, facilmente encontradas na internet, como o Google Eath, por exemplo. “Estamos trabalhando com ferramentas gratuitas que o Crea Pernambuco pode começar a implementar isso dentro do Conselho. O curso foi desenvolvido especificamente para as ações de fiscalização do Crea Pernambuco”, completa o prof. Dr. Erison Rosa.

O fiscal Dênio Marcus de Oliveira, da inspetoria de Salgueiro, destacou não só as ferramentas já disponíveis na internet e que podem auxiliar-lo em seu ofício, mas como a extração desses dados pode ser fundamental no planejamento de ações futuras. “É importante que nós possamos discutir novas técnicas a serem implementadas no nosso dia a dia da fiscalização. Aprendemos aqui a usar novas ferramentas que podemos trazer para nosso cotidiano e no planejamento. Através desse curso nós descobrimos plataformas que nos permitem trabalhar com base de dados e como podemos usar essas informações para planejar de uma melhor forma as ações de fiscalização”, enfatizou Dênio Oliveira.

Segundo a gerente de fiscalização do Crea Pernambuco, Flávia Assunção, o curso veio a calhar com o momento de modernização dos equipamentos de fiscalização do Crea-PE. Agora o setor conta com novos computadores e iPads. “Esse curso é uma atualização de informações que nossos fiscais vêm trabalhando há algum tempo. Porém, agora, com a aquisição de novos computadores e iPads, pretendemos colocar em prática a utilização de dados georeferenciados para aperfeiçoar os serviços de fiscalização “, conta Flávia Assunção.

No último dia de curso, os colaboradores poderão aplicar os conhecimentos adquiridos durante a formação na prática. O quinto módulo traz o “Mapeamento Temático com QGIS – Prática de Fiscalização realizada na inspetoria”. Os participantes serão instruídos de técnicas já apresentadas durante o curso. Os dados coletados na disciplina serão posteriormente analisados pelo prof. Dr. Erison Rosa de Oliveira Barros.