Crea-PE prestigia apresentação de TCC de pós-graduação no IFPE Campus Caruaru

Evento aconteceu na quarta-feira (12) e contou com a presença do 1º vice-presidente do Conselho pernambucano, Clóvis Segundo

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco participa ativamente da vida acadêmica de seus futuros profissionais. Na figura do 1º vice-presidente, Clóvis Segundo, o Conselho pernambucano marcou presença na defesa da defesa do trabalho de conclusão de curso de Pós-graduação Lato Sensu em Engenharia de Segurança do Trabalho do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Campus Caruaru, na quarta-feira (12).

Com o tema “Procedimento para inspeção e reconstituição de prontuário de um vaso de pressão utilizado em um compressor de uma instituição de ensino profissionalizante”, Diniz Ramos de Lima Júnior concluiu sua pós-graduação. Diniz, professor e coordenador de Engenharia do IFPE – Caruaru, apresentou um trabalho que vai além da área acadêmica e está pronto para ser aplicado no mercado.

A ideia do projeto surgiu quando ele percebeu que alguns compressores – equipamentos que são usados para calibragem de pneus em postos de gasolina ou para pinturas a jato, por exemplo – irregulares sendo utilizados. A irregularidade era a ausência do prontuário do vaso compressor, que é parte do compressor. Este prontuário equivale a uma certidão de nascimento, onde constam os dados de fabricação do equipamento.

A pesquisa do agora pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho mostra como reconstituir esse prontuário, atendendo às normas e regularizando o uso do equipamento. O próximo passo agora é apresentar o projeto aos profissionais. “Disseminar o conhecimento. Vamos fazer palestras para os profissionais e empresas que trabalham com o equipamento”, pontuou Diniz Júnior, que coloca-se à disposição para realizar as palestras nas entidades que se mostrarem interessadas.

Diniz foi orientado pelo professor e coordenador também do IFPE Campus Caruaru, Sérgio Durant. “O projeto é aplicável e está pronto para ser utilizado pelos profissionais da Engenharia Mecânica”, afirmou Durant, que destacou a importância do Conselho pernambucano na apresentação do trabalho. Principalmente por ser a entidade que dá suporte aos profissionais e realiza parcerias que possibilitam amplificar os conhecimentos técnicos para suas modalidades e para o mercado.