Crea-PE realiza curso gratuito do uso de drone na agricultura de precisão em Petrolina

Qualificação é para os profissionais registrados no Conselho e acontece de 04 a 06 de agosto, com certificado de participação

O segundo curso de drone em Petrolina, realizado gratuitamente pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) para seus profissionais, já tem data para acontecer: de 04 a 06 de agosto. Desta vez, o foco será para agricultura de precisão. Numa região, onde a fruticultura irrigada é carro-chefe da produção do Vale do São Francisco, a qualificação é mais que bem-vinda.

Para participar, os profissionais interessados precisam preencher a ficha de inscrição, via Google Forms, que pode ser acessada no QR Code do card acima ou clicando aqui. Quando é feita a inscrição, o Crea-PE checa dois detalhes para validação, obedecendo a ordem de inscritos. O primeiro é se o profissional está registrado no Conselho. O segundo é se está adimplente. O profissional receberá um e-mail confirmando a participação ou avisando que não é possível validar a inscrição, explicando o motivo.

O curso está dentro do Programa Crea Qualifica, lançado pela atual gestão, com o intuito de proporcionar uma qualificação continuada para seus profissionais nas áreas das engenharias, agronomia e geociências, capacitando para as demandas do mercado de trabalho. Além de gratuito, o curso também tem certificado de participação. A qualificação acontecerá no IFSertãoPE Campus Petrolina, localizado na Rua Maria Luzia de Araújo Gomes Cabral, 791, João de Deus.

Pela programação, serão abordados os temas: Importância dos dados na agricultura de precisão; Drones e sensores; Levantamento de dados; Plano de voo, coleta das Imagens, processamento de dados; e Aplicações na agricultura de precisão. No dia 04 de agosto, as aulas acontecem das 18h às 22h. Nos dias seguintes, 05 e 06 de agosto, as aulas serão das 8h às 17h.

O uso de drones na agricultura representa um verdadeiro avanço em termos de monitoramento e manejo no campo. No Brasil, sua utilização foi regulamentada pelo Ministério da Agricultura (MAPA), que admite seu uso na aplicação de defensivos, adjuvantes, fertilizantes, inoculantes, corretivos e sementes. As principais vantagens desse tipo de equipamento no campo são sua capacidade de capturar imagens de alta qualidade e de monitorar diversos aspectos da fazenda.