Crea-PE prestigia engenheiro pernambucano na posse do Ibape nacional

Fortalecer e divulgar a importância do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (Ibape), é meta a ser seguida pela nova diretoria nacional. A solenidade de posse, realizada na quinta-feira, 17 em Salvador (BA), contou com a participação do 2º diretor-financeiro do Crea-PE, engenheiro civil Isaac Sérgio Araújo de Brito, que representou o Conselho, prestigiando a condução do ex-presidente do Ibape-PE, engenheiro civil Tácito Quadros Maia como vice-presidente da entidade.

De acordo com Tácito Maia, que atuará em nível nacional como vice-presidente da entidade, na diretoria de Relações com o Mercado, no biênio 2022-2023, a nova gestão presidida pelo engenheiro químico, Amarílio Matos trabalha buscando suporte para apoio aos regionais junto as universidades, Creas e Mútua em todos os estados da federação e na aproximação com entidades parceiras como o Sinduscon, Ademi e OAB, a exemplo do que já ocorre em Pernambuco onde o Ibape-PE, conquistou acento na Comissão de Perícias da Ordem dos Advogados. “Representava a entidade na comissão durante o meu mandato e, atualmente, como diretor adjunto de Educação do Ibape-PE, fui novamente indicado pelo atual presidente, engenheiro Gustavo Farias, para compor a comissão”, explicou Tácito.

Para o 2º diretor-financeiro do Crea-PE, a participação de um pernambucano na vice-presidência e de um baiano na presidência do Ibape nacional representa uma grande vitória não só para os estados de forma isolada, mas, para a região de modo geral. “A diversificação regional na representação nacional da entidade, possibilita maior participação nas decisões tomadas em nível nacional, além de ampliar o debate sobre assuntos que facilitem a aproximação dos conselhos e institutos de avaliações abrindo espaço para o atendimento de demandas de perícias que tenham como finalidade a prevenção de danos e acidentes”, destacou Brito.

Em Pernambuco, a solenidade de posse da nova diretoria do Ibape, acontece na sexta-feira, 25, a partir das 18h30, na sede do Crea-PE. “A eleição da nova diretoria, aconteceu no final do ano passado, mas, em virtude da pandemia, a solenidade de posse dos 16 membros só acontecerá agora”, ponderou o presidente eleito para o triênio 2022-2024, Gustavo Farias.

“O ano de 2022 continua desafiador nessa nova realidade que aprendemos a conviver, e marca também o primeiro ano na minha gestão como presidente do Ibape. Dentre as metas traçadas destaque para a continuidade do processo de crescimento do instituto que se iniciou na última gestão do presidente Tácito Maia, na qual tive a honra de ser diretor administrativo e financeiro. Trabalharemos também para tornar o nosso estatuto social mais moderno, inclusivo e atrativo para profissionais experientes, recém-formados e alunos dos cursos das engenharias e arquitetura. Assim, teremos, como consequência, a ampliação e a diversificação profissional do nosso quadro associativo e neste ponto vale destacar a necessária comprovação de capacidade técnica que permanece indispensável ao associado titular e a manutenção e criação de comissões temáticas e grupos de trabalhos, aderentes as nossas atividades”, elencou Farias.

Classificando como a meta mais desafiadora, Gustavo Farias, pretende realizar um Seminário Internacional de Avaliação e Perícias, no quarto trimestre do ano. “Seria um evento inovador no segmento e com proposta de ser bienal”, concluiu.