Crea-PE

Jorge Simas é a atração do Sextou no Crea com ART desta sexta-feira (25)

Violonista, compositor e diretor musical também é engenheiro eletricista de formação e trará repertório recheado de música brasileira de qualidade

A apresentação do Sextou no Crea com ART desta sexta-feira (25) vem com sotaque carioca e uma bagagem musical, com parceria e apresentações, de responsabilidade. O programa terá a apresentação do violonista, compositor e diretor musical Jorge Simas. No currículo, ainda tem espaço para graduação em engenharia elétrica, pós graduação em matemática financeira e licenciatura em música. O que esperar do seu show? Música brasileira de qualidade.

Pudera. Desde cedo teve seu gosto musical cultivado pelos bons hábitos musicais da mãe, que tocava violão, e do pai, que comandava o pandeiro. Já aos cinco anos, Simas ganhou um acordeon. “Como não tinha televisão em casa, minha conexão era através do rádio”, lembra o músico. Mais precisamente pela Rádio Nacional, que dava espaço à efervescência da cena musical brasileira.

A música foi ganhando protagonismo na vida de Jorge Simas aos poucos. Depois de formado, começou a dar aulas de matemática. Nesse período, começaram os convites para tocar, gravar, se apresentar. O número de solicitações foi crescendo a ponto de tomar o espaço das aulas que lecionava na sua agenda de trabalho.

A lista dos artistas com quem Simas já gravou e se apresentou é vasta e de encher os olhos e ouvidos. Gilberto Gil, Chico Buarque, Cartola, Beth Carvalho, Alcione, Jair Rodrigues, Clara Nunes, Elis Regina, Elza Soares, Agepê, Carlos Lyra, Daniela Mercury, Jamelão, Moraes Moreira, Fagner, João Nogueira, Quarteto em Cy, Nara Leão, Elizeth Cardoso, Baby do Brasil, Roberto Ribeiro, Noite Ilustrada, MPB-4, Zeca Pagodinho, Simone, Elton Medeiros, Toquinho, Emílio Santiago, só para citar alguns dos nomes com quem Simas tocou.

Em 2007, desembarcou no Recife. Com três dias na capital pernambucana conheceu sua atual mulher, uma carioca que aqui morava. Apaixonou-se e aqui fixou morada. Visita a terra natal quando vai a trabalho. Seja gravação, participação em shows. O agora pernambucano, com direito a título de cidadão pernambucano, concedido pela Assembleia Legislativa de Pernambuco, teve seu nome indicado para participar do Sextou como sugestão de Artur Vital, que apresentou-se na sexta-feira (11). À época, Vital destacou que Simas era uma grande inspiração na sua carreira.

Isso porque ambos tocam o violão de 7 cordas, um instrumento pouco usado no meio musical. Simas, além do acordeon e do violão, já tocou outros instrumentos como cavaquinho e bandolim. “Achei a iniciativa desse programa do Crea muito interessante e oportuna para valorização dos profissionais da engenharia que também investem na carreira artística”, avalia o músico.

Para esta sexta-feira, Jorge Simas promete um repertório de música de qualidade. O programa vai ao ar a partir das 19h, pela TV Crea-PE, no YouTube, com a apresentação da jornalista Danielle Ferro. No novo formato do Sextou, os programas são realizados no estúdio Cine TV Nordeste e conta com o patrocínio da Copergás.

O novo formato tem também um viés socioeducativo, com a coleta de livros doados. Um mecanismo de incentivo à leitura. O projeto está arrecadando publicações de todos e quaisquer temas para doações a instituições públicas, como bibliotecas e escolas.

Os livros podem ser deixados na sede do Crea-PE, na Avenida Agamenon Magalhães, 2978, Espinheiro, Recife. Também podem ser entregues nas inspetorias do Crea, durante o horário de atendimento.

Após a arrecadação dos livros, serão definidos os locais que vão receber as publicações. O Crea-PE fará a entrega e informará a destinação dos livros. Não deixe de contribuir. Conhecimento é melhor quando é partilhado.

O Sextou é um espaço criado pelo Crea para apresentar talentos de profissionais das engenharias, agronomia e geociências nas áreas artísticas, seja no cinema, música, teatro, literatura ou artes plásticas.

O espaço é aberto para os profissionais do Sistema. Os engenheiros, engenheiras, agrônomos, agrônomas e geocientistas interessados em participar do programa, basta entrar em contato pelo telefone (81) 9 8759.1084, que também é WhatsApp.

Skip to content