Crea-PE propõe parcerias à Câmara de Vereadores do Recife para construção de uma cidade boa para todos

Reunião aconteceu nesta sexta-feira (11), com o Conselho colocando-se à disposição da casa para viabilizar soluções estruturais e sociais para o Recife

Crédito: Carlos Lima/Câmara do Recife

Uma cidade com mais mobilidade, eficiente, inclusiva e boa para todos. Com esse propósito, o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, visitou, nesta sexta-feira (11), o presidente da Câmara Municipal do Recife, Romero Jatobá (PSB). Ele colocou o Conselho à disposição para ajudar na construção de melhorias para a cidade. A disponibilidade passa pelas orientações nas construções da população mais carente, com informações, palestras sobre o descarte correto do lixo, que tipo de planta é a adequada para as áreas de encostas. Com o conhecimento adequado, os riscos à população são minimizados.

Lucena, que foi à visita acompanhado do gerente financeiro e contábil do Conselho, Marcos André de Carvalho, informou a Romero Jatobá a iniciativa do Crea no uso de recursos do fundo estadual para habitação de interesse social para ajudar a reduzir o déficit habitacional para a parcela mais carente da população. Para se ter uma ideia, pelo balanço publicado em 30 de abril de 2021 , esse fundo já tem cerca de R$ 2 milhões em caixa.

Na pauta do encontro, o presidente do Crea pontuou a importância de um plano de drenagem eficiente para o Recife. Principalmente no impacto negativo para a cidade quando os pontos de alagamento praticamente param o Recife, gerando prejuízos financeiros. Além dos riscos que podem custar vidas. Adriano Lucena lembrou que a prefeitura investiu algo em torno de R$ 7 milhões a R$ 8 milhões em obras de drenagem. O Conselho propôs ao presidente da Câmara um acompanhamento conjunto da aplicação desse dinheiro e os efeitos práticos dessas obras, com o intuito de auxiliar na resolução do problema.

O projeto de transformar o prédio da antiga Escola de Engenharia de Pernambuco no primeiro Memorial da Engenharia do País foi destacado por Lucena para Romero Jatobá. Além de preservar as memórias e a história da engenharia, a recuperação do prédio, que fica na Rua do Hospício, na Boa Vista, tem um viés turístico forte. “Uma rota que começa no Mercado da Boa Vista, passa pela Praça Maciel Pinheiro, pela Conde da Boa Vista recuperada, pelo Memorial de Engenharia, 13 de Maio, Câmara dos Vereadores, Rua da Aurora até o Recife Antigo. Todos pontos turísticos”, idealizou o presidente do Crea.

A proposta do Conselho entra na frequência de um projeto de criação de um Museu da Memória da Câmara. A ideia, segundo o presidente Romero Jatobá, é um local para preservar as memórias e a história da Câmara de Vereadores, para que a sociedade conheça a sua história. Ele explicou que o local seria próximo à Câmara de Vereadores e o andamento do projeto deve ser retomado no período pós-pandemia.

Além da questão turística, a revitalização do centro da cidade abrange a retomada da moradia nos prédios naquela localização. Hoje, a área está pouco habitada, levando os moradores para locais distantes, alguns, inclusive em áreas de risco.

VACINAÇÃO
A vacinação no Recife foi outra questão abordada por Lucena. Ele explicou que numa reunião na última quarta-feira (9) com o prefeito João Campos, o Crea e outras entidades ligadas à indústria pleitearam a liberação de doses para os trabalhadores do setor. O prefeito, conforme pontuou Lucena, destacou as dificuldades logísticas para a liberação, mas que alternativas estão sendo estudadas para a inclusão da categoria no calendário de imunização contra a Covid-19. Jatobá, inclusive, colocou-se no papel de ponte entre o Conselho e a gestão municipal para interceder quando necessário nas pautas do Crea junto à prefeitura.

Romero Jucá reforçou que a Câmara está de portas abertas para todas as parcerias e diálogos necessários para construção desta cidade boa para todos. E, inclusive, aproveitou a reunião para solicitar apoio do Crea na questão de construções irregulares. Ambos devem agendar uma reunião técnica para dar andamento à parceria.