Realizado na Escola Politécnica da UPE, evento debateu ações para promoção da sustentabilidade
Um encontro para estimular a criatividade, a reflexão e o engajamento da comunidade acadêmica em práticas sustentáveis. O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, participou, nesta quinta-feira (19), do 8º Fórum do DESS@UPE 2025, promovido pela Universidade de Pernambuco (UPE). O evento abordou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com foco no fomento de ações voltadas para a pauta, reunindo iniciativas de ensino, pesquisa e extensão relacionadas à sustentabilidade.
Realizado no auditório da Escola Politécnica (Poli), no Recife, o Fórum reuniu professores, profissionais e estudantes de áreas como Engenharia, Geociências, Arquitetura, Urbanismo e Meio Ambiente. Com palestras e exibição de vídeos, o evento serviu como plataforma para a troca de ideias e o fortalecimento do compromisso com práticas sustentáveis, priorizando soluções aplicáveis.
Na mesa de abertura, o presidente do Crea-PE destacou o papel social do Conselho. “A engenharia transforma a vida das pessoas. Por isso, incluímos a pauta do meio ambiente em nosso dia a dia. Nós, profissionais, temos a responsabilidade de buscar soluções para os problemas da sociedade, pois somos parte fundamental dessa transformação”, afirmou.
A presidente do Núcleo de Sustentabilidade da UPE, Emília Kolhman, ressaltou que o Fórum marcou a culminância dos 13 anos de atuação do Grupo de Desenvolvimento Seguro e Sustentável (DESS) da Universidade. “Dentre nossos objetivos estão o letramento das comunidades em relação aos ODS, a busca por soluções para problemas locais e a ampliação do conhecimento sobre práticas de educação ambiental”, destacou.
O vice-reitor da UPE, professor José Roberto Cavalcanti, também celebrou o sucesso da iniciativa. “O movimento de sustentabilidade gerado pelo Grupo está sistematizado em toda a Universidade. Hoje, somos parceiros de instituições importantes, como o Crea Pernambuco”, pontuou.
No evento, foram premiados os três melhores vídeos do concurso sobre sustentabilidade organizado pelo 8º Fórum do DESS@UPE 2025. A mostra competitiva exibiu 10 curtas produzidos especialmente para a competição. O objetivo foi estimular a criatividade, a reflexão e o engajamento da comunidade acadêmica em práticas sustentáveis, por meio da produção audiovisual.
A mesa foi coordenada pela vice-presidente do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Pernambuco (IBAPE-PE), Geise Pedrosa. Também participaram os professores Sérgio Campelo, vice-diretor da Poli; Renan Cabral, coordenador de Cultura da UPE; Alberto Casado, coordenador de Cultura da Poli; Ana Cecília Câmara, coordenadora de Administração do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) de Pernambuco; Mariana Vitória Ferreira, representante da Cooperativa Palha de Arroz; e Bárbara Cavalcanti, coordenadora da Câmara de Resíduos Sólidos da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Pernambuco (ABES-PE).