CREA-PE realizará projeto de assistência técnica aos municípios da Mata Sul e Agreste pernambucano atingidos pelas chuvas de maio

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE), em parceria com o CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia) darão apoio, orientação e suporte técnico aos Municípios da Mata Sul e Agreste pernambucanos atingidos pelas chuvas ocorridas no mês de maio que, segundo fontes do Estado, deixaram 3,3 mil desabrigados e 36 mil desalojados em 27 cidades. Mais de cinco mil casas foram danificadas e cerca de duzentos e cinquenta destruídas, além de estradas, pontes e toda uma estrutura de serviços básicos como hospitais, escolas, postos de saúde danificados e paralisados.
Os transtornos advindos desta situação caótica que abala a saúde de milhares de pessoas, causando riscos de doenças e epidemias, sem falar na situação econômica das famílias atingidas que tiveram suas casas e locais de trabalho destruídos, é de grande preocupação para o CREA e é assumindo este seu papel de zelar pela segurança da sociedade que o CREA-PE representado pelo seu presidente, o engenheiro Evandro Alencar, apresentou ao CONFEA um projeto de investimento de cerca de R$ 300.000,00 a ser executado para ajudar na reconstrução destas regiões atingidas.
O projeto irá durar 4 meses e executará vistorias, fornecendo laudos, relatórios e sugestões nas áreas das Engenharias, Segurança e Meio Ambiente que possam contribuir para o planejando e implantação de soluções técnicas para correções e ações emergenciais. Todo o trabalho será executado por uma equipe multidisciplinar composta por profissionais e estudantes do Sistema CONFEA / CREA / MÚTUA e Universidades.
Ações solidárias da Sociedade e Entidades organizadas, juntamente com os governos, amenizam e aceleram muitas das necessidades básicas e de sobrevivência que se fazem extremamente necessárias, em situações de emergência como esta. Da mesma forma como aconteceu em 2010, onde enchentes semelhantes dizimaram esta mesma região, o CREA-PE vem, mais uma vez atuar de forma efetiva no apoio às ações de assistência técnica e específica bem como dar apoio social neste momento de extrema dificuldade e necessidade que passa a população do nosso Estado.