Crea-PE

Crea-PE recebe demanda de representantes de movimento de luta por moradia popular

MIST solicitou ajuda para vistoria em habitacional onde residem 224 famílias em condição de vulnerabilidade social

Nesta segunda-feira (17), o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, recebeu na sede provisória do Conselho, no Recife, representantes do Movimento Independente Sem Teto (MIST). Na ocasião, a assistente social Helena Fernandes e a coordenadora geral do Movimento, Dete Silva, solicitaram a ajuda do Conselho para a realização de vistoria técnica em um conjunto habitacional situado no bairro de Rio Doce, no município de Olinda, onde atualmente residem 224 famílias em condição de vulnerabilidade social.

De acordo com Helena Fernandes, o empreendimento está inserido no Programa Minha Casa Minha Vida Entidades do Governo Federal e, por se encontrarem em condições de vulnerabilidade social, os moradores conseguiram direito à isenção de financiamento e receberão o termo de quitação do imóvel. “As famílias estão prestes a assinar os contratos de posse junto à Caixa Econômica Federal (CEF), mas existe a necessidade da apresentação de um laudo com respaldo técnico especializado que ateste as condições da segurança estrutural e elétrica dos imóveis,” explicou a assistente social.

“A construção dos prédios foi concluída em 2019. Naquele mesmo ano, os oito blocos de apartamentos foram ocupados de forma pacífica e ordenada. Mas, devido a existência de alguns problemas no processo de regularização, a Caixa ainda não pôde fazer os contratos com as famílias. Mas, após seis anos, finalmente, elas poderão assinar a posse junto à Caixa. Para que tudo dê certo, contamos com o apoio do Crea-PE para emitir os laudos necessários, sem custo para essa população carente,” complementou a coordenadora Dete Silva.

O presidente do Cea-PE, sinalizou de forma positiva à solicitação do movimento. “Moradia digna e segura é fundamental para a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas, por isso nos comprometemos a ajudar essas famílias,” ressaltou Adriano. O presidente solicitou mais informações sobre o conjunto residencial e destacou que vai avaliar como o Crea-PE poderá auxiliar na realização das vistorias e emissão dos laudos técnicos necessários, atestando as condições atuais do habitacional, conforme solicitação da CEF.

Pular para o conteúdo