Crea-PE reduz à metade o prazo de emissão das CATs

Ação faz parte da Campanha Erro Zero, que contempla uma série de medidas para beneficiar os profissionais registrados no Conselho

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco anuncia um pacote de boas notícias para os profissionais registrados no Sistema Confea/Crea. Nesta terça-feira (22) acontecerá o lançamento da Campanha Erro Zero, com uma série de ações para beneficiar engenheiros, agrônomos e profissionais das geociências. A primeira delas é a redução do prazo para emissão das Certidões de Acervo Técnico (CATs). Cairá à metade o tempo para a entrega do documento indispensável para a participação na execução de obras públicas. A partir desta quarta-feira (23), o Crea entregará as CATs em até 10 dias úteis.

Por ser um ponto tão importante para os profissionais registrados, o Crea-PE, em parceria com o Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva de Pernambuco (Sinaenco-PE), realiza desde segunda (21) e nesta terça-feira (22) o Workshop Técnico sobre Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) e Certidões de Acervo Técnico (CATs), a partir das 15h30, transmitido pela TV Crea-PE, no YouTube.

“O evento vai orientar, sobretudo, sobre esses serviços, esses produtos, em especial as Anotações de Responsabilidade Técnica, que é um documento que vem antes da certidão (CAT)”, destaca o superintendente do Crea-PE, Nielsen Christianni. As orientações passam por palestras sobre os documentos, dificuldades no preenchimento e registro e debate sobre ARTs fora de época.

A ART é obrigatória para obras e serviços sujeitos à fiscalização do Sistema Confea/Crea. Para o profissional, o registro da ART garante a formalização do respectivo acervo técnico, que possui fundamental importância no mercado de trabalho para comprovação de sua capacidade técnico-profissional. Já a CAT, é o instrumento que certifica, para os efeitos legais, que consta dos assentamentos do Crea a ART pelas atividades consignadas no acervo técnico do profissional.

CREA CHAT
No propósito de melhorar a prestação dos serviços, o Conselho disponibiliza um novo canal de comunicação com seu público, o Crea Chat. Agora, é possível tirar dúvidas, consultar protocolos, enviar e receber documentos por este novo canal de comunicação. Basta entrar no site do Conselho, tanto pelo celular quanto pelo computador e clicar no ícone do WhatsApp, localizado no canto inferior à sua direita na tela.

Automaticamente abre o aplicativo de troca de mensagem, por onde o profissional pode começar o seu atendimento. Assim que o usuário envia a primeira mensagem, recebe uma resposta automática padrão da atendente virtual do Crea-PE, que solicita o nome e e-mail, além de pedir para que explique qual a solicitação para dar o encaminhamento à resolução do que está sendo pedido. Minerva, a atendente virtual do Conselho, também lembra ao usuário para solicitar o número do protocolo.

A condução da conversa será por uma atendente humana, que buscará as informações necessárias para tirar as dúvidas e orientar para a execução de algum serviço que esteja sendo solicitado. Todos os atendimentos recebem uma sinalização de finalizado ou pendente para controle interno. E os usuários não deixarão de receber suas respostas.

TUTORIAIS
Ainda seguindo a linha de prestação de serviços para agilizar a emissão das CATs e ARTs, serão lançados dois tutoriais, mostrando o passo a passo do preenchimento correto desses documentos. São dois vídeos que explicam detalhadamente o passo a passo para reduzir as chances de erro. Onde clicar, o que selecionar e como preencher, em todas as etapas. Desde o local onde começa até a emissão do boleto. Também haverá um apanhado dos 10 maiores erros cometidos no preenchimento das CATs.

A ideia é agilizar a emissão da certidão por parte do Conselho, mas também garantir que o solicitante preencha os dados corretamente para evitar devoluções das solicitações por erros. “O Crea identifica que há uma necessidade também de integrar melhor com os profissionais no sentido de que eles possam apresentar suas demandas de forma qualificada. Queremos também evitar as pendências para reduzir o retrabalho e, com isso, ajudar a garantir a entrega da documentação em prazos mais curtos”, avalia o superintendente.

BANCO DE OPORTUNIDADES
Ainda na lista das boas notícias, o Crea lança o Banco de Oportunidades, para profissionais. Num momento em que a pandemia do Coronavírus contribui para o desemprego no País, o Conselho abre um espaço para otimizar a busca por colocações no mercado de trabalho. “É uma forma de oportunizar para as empresas terem acesso a um banco de currículos e para os profissionais colocarem seu nome à disposição das empresas”, explica Nielsen Christianni. O serviço estará disponível no site do Crea.