Crea-PE vai inspecionar construção de prédio incendiado no Recife

Representantes do Conselho e de entidades de classe ligadas à Engenharia se reuniram nesta segunda-feira (01) para deliberar as ações para garantir segurança à população

O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, conduziu uma reunião nesta segunda-feira (01) com a diretoria do Conselho, coordenadores de Câmaras Especializadas do Crea e presidentes de entidades ligadas à Engenharia, Agronomia e Geociências. O objetivo foi discutir o incêndio ocorrido na última quinta-feira (28) na construção do edifício Botanik Torre Flora, situado no bairro da Torre, Zona Oeste do Recife.

Durante o encontro, foi realizada uma análise detalhada do episódio e foram delineadas estratégias para prevenir a ocorrência de futuros incêndios em edifícios em construção. Entre as medidas decididas, ficou estabelecido que um grupo técnico do Conselho irá inspecionar o prédio afetado, além de entrar em contato com entidades como a Defesa Civil do Recife, a Construtora Carrilho, o Corpo de Bombeiros e a empresa responsável pela consultoria no local. O objetivo é produzir um documento que assegure a segurança de todos os envolvidos no processo.

“O papel do Crea-PE é gerar credibilidade e confiança tanto para os compradores quanto para a Construtora. Queremos garantir que os compradores tenham toda a segurança possível e, ao mesmo tempo, que a Engenharia inspire confiança”, afirmou o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena.

Ele destacou também a importância de utilizar o sinistro como uma oportunidade para mitigar riscos em futuras obras. “Vamos analisar o que a Engenharia pode aprender com esse incêndio para garantir que não ocorra novamente”, acrescentou.

Para o presidente da Abenc-PE e conselheiro do Crea-PE, Stênio Cuentro, é crucial analisar tecnicamente o incêndio e garantir a confiabilidade da obra. “Precisamos ter uma posição definitiva sobre os danos à infraestrutura para assegurar ao proprietário que o prédio está em boas condições ou se necessita de reparos”, ressaltou.

O engenheiro de segurança do trabalho e diretor do Crea-PE, Ronaldo Borin, defendeu a necessidade de uma avaliação de risco ocupacional. “Dado o grande número de trabalhadores atuando durante as construções, essa avaliação que o Conselho realizará é fundamental para garantir a segurança dos profissionais que seguem atuando no local”, explicou.

Como medida para tranquilizar a população que reside nas proximidades da construção e os compradores dos apartamentos, o conselheiro Francisco Araújo enfatizou que serão realizados ensaios em laboratórios e ações para esclarecer melhor a causa do acidente e determinar se há ou não riscos futuros para a obra. “A sociedade pode ficar tranquila porque o Conselho está comprometido com a legalidade dos processos e das ações técnicas para garantir a segurança de todos”, concluiu.

A equipe de Fiscalização do Crea-PE entrará em contato com os órgãos envolvidos na construção para agendar a vistoria no prédio, cuja data ainda será definida.