Crea Pernambuco firma parceria para o projeto Mundo Limpo, Vida Melhor

O Crea Pernambuco conta com recipientes para a coleta de óleo de fritura. Quando o material é descartado de forma incorreta, causa diversos problemas ambientais

No atual contexto que o planeta vive cada vez se faz mais necessário adotar medidas que venham a colaborar com a preservação do nosso espaço. Segundo levantamento do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 2,2 bilhões de pessoas não têm acesso seguro a água potável. Ainda de acordo com o estudo, 4,2 bilhões de pessoas não têm acesso a serviços de saneamento básico. Portanto, preservar os recursos hídricos se torna cada vez mais necessário para a promoção de um planeta mais sustentável.

Para contribuir com a preservação do meio ambiente, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) firmou parceria com o projeto “Mundo Limpo, Vida Melhor”, da ASA. A iniciativa consiste na coleta seletiva de óleo de fritura, que costumeiramente é descartado de forma indevida. Estima-se que a cada um litro de óleo despejado no meio ambiente contamine 20.000 litros de água, impedindo assim que animais e plantas aquáticas respirem, entre outros problemas ambientais.

Agora, o Crea Pernambuco torna-se um ponto de coleta de óleo de fritura. O material será recolhido pela ASA e reutilizado no processo de produção de sabão, reduzindo assim o impacto ambiental causado pelo processo indevido de descarte. O programa “Mundo Limpo, Vida Melhor” ainda auxilia, com recursos financeiros, a Fundação Alice Figueira de Apoio ai IMIP.

Óleo descartado de forma correta é matéria-prima para sabão

Em 14 anos de existência, o projeto já ajudou a preservar cerca de 160 bilhões de litros de água. Foto: ASA/Divulgação

A própria ASA é responsável pela coleta do recipiente e, para compensar a emissão de CO2, a empresa distribui diversas mudas de plantas para os pontos de coleta. Nos laboratórios da ASA, o óleo coletado passa por um rigoroso processo de purificação. “Na empresa a gente tem uma estação de tratamento onde a gente coleta esse óleo. O material vem cheio de resíduos, então lá nós fazemos todo um tratamento de filtragem e clarificação. Depois desse processo, a gente dá prosseguimento no processo do sabão. Para fazer o produto nós temos outros materiais, mas o óleo é uma das matérias-primas”, explica a assistente administrativa do projeto Mundo Limpo, Vida Melhor, Joane Danielle Souza.

Para saber como se tornar um ponto de coleta de óleo de fritura basta mandar uma mensagem, pelo whatsapp, no número (81)3074.5066 ou através do emailmundolimpo@asanet.com.br.