Crea-PE participa do Encontro de Líderes representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua

Conselho envia 12 integrantes para o evento que acontece até esta quinta-feira (17), em Brasília, com transmissão pelo canal do Confea no YouTube

Uma comitiva de 12 integrantes está representando o Crea-PE no 11º Encontro de Líderes representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua. O evento acontece desde esta terça-feira (15), em Brasília, e segue até esta quinta-feira (17).

O encontro reúne lideranças da agronomia, engenharia e geociências de todo o Brasil. Juntos, os profissionais do sistema vão definir calendários, planos de trabalho, além de escolher os coordenadores do ano.

Os integrantes do Crea-PE foram os vice-presidentes Stênio Cuentro e Giani Câmara, representando o presidente do Conselho Pernambucano, Adriano Lucena. Além dos conselheiros Audenor Marinho, Ronaldo Borin, Eloísa Moraes, Alberto Peres, Maycom Drummond, Clovis Segundo, Cláudia Alcoforado e Jairo Leite. Também integraram o grupo a coordenadora do Crea-Jr PE, Millena Moura, e a adjunta Bianca Rodrigues Alonso.

Já a abertura do evento mostrou a capacidade de mobilização do sistema, com a presença, entre outras autoridades, do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, do embaixador de Cabo Verde no Brasil, José Pedro Chantre D’Oliveira, do ex-governador e ex-senador pelo Amazonas, Eduardo Braga. “Na minha opinião, tem que colocar gente importante, gente que decide, que julga, que direciona o desenvolvimento do País nesses encontros”, avalia Cuentro, destacando a massiva participação dos presentes ao evento.

O vice-presidente do Crea-PE sublinhou a fala de Toffoli e Eduardo Braga sobre a importância da preservação dos empregos de engenheiros, dos profissionais do sistema que hoje estão sofrendo, quando foram fortemente atingidos por ações da Operação Lava Jato. “Toffoli destacou que deveriam ter sido punidos os CPFs responsáveis pelas irregularidades e não as empresas, que enxugaram o quadro, cortando vagas de empregos de engenheiros”, narrou Cuentro.

Um outro aspecto positivo na percepção de Cuentro foi a fala de Eduardo Braga, falando que o desenvolvimento do Brasil pode ser feito sim com o desenvolvimento sustentável da Amazônia e não destruindo a Amazônia. “Todas as colocações foram muito boas. Você sentia uma sintonia”, avalia o vice-presidente.

Ainda na tarde da terça-feira aconteceram as eleições para as coordenadorias. “Eu destaco a eleição do nosso conselheiro e coordenador da Câmara de Civil e Segurança do Trabalho, Ronaldo Borin. Ele foi eleito como coordenador nacional da Câmara de Segurança do Trabalho para o período de um ano. Isso foi muito importante para o Conselho. E ainda a eleição do presidente do Crea do Piauí, Ulisses Filho, para coordenar o Colégio de Presidentes por um ano. Na agenda do Colégio de Presidentes Nacional, a eleição do coordenador adjunto, que foi o presidente do Crea-RO, Carlos Antônio Xavier, mostrou a força do Norte/Nordeste nesse processo”, avaliou Cuentro.

“É importante destacar que a delegação do Crea-PE vem participando ativamente na reunião do Colégio de Presidentes, no encontro de lideranças, nas eleições para as câmaras especializadas nacionais. O Crea-Jr também participou ativamente. Está sendo um excelente retorno no envio desta comitiva pernambucana, que é uma delegação modesta comparada a delegações com 40, 50 integrantes. Foi uma delegação bem representativa”, frisou o vice-presidente.

Nesta quarta-feira (16), a programação da manhã marcou a estreia do espaço Café & Política, com a presença de parlamentares, presidentes dos Creas, conselheiros federais, representantes do Programa Mulher, CDEN e CDERs. Esta novidade do encontro é um momento em que lideranças conversam com parlamentares sobre os projetos e legislações do sistema.

Ainda na programação, o treinamento de coordenadores nacionais e conselheiros regionais participantes. Em paralelo, acontece a reunião dos diretores regionais da Mútua. Às 18h30 acontece a abertura e composição do dispositivo de honra, com a participação do presidente do Confea, Joel Krüger, do presidente do Crea-GO, Lamartine Moreira Júnior, do presidente da Mútua, Francisco Almeida e demais autoridades.

Na sequência, será apresentado o vídeo de lançamento da 77ª SOEA. No último dia do encontro, nesta quinta-feira, a manhã começa com a continuação de todas as atividades dos fóruns e demais reuniões. Na programação, o Fórum Programa Mulher. O encerramento está programado para acontecer das 11h às 12h, com a entrega dos termos de posse aos coordenadores eleitos e o pronunciamento de Joel Krüger.

A cobertura do encontro, em tempo real, pode ser acompanhada no canal do Confea no YouTube.