Debate – Requalificação Urgente da BR-101

Será realizada nesta terça-feira (25), às 9h, no plenário do Conselho, a palestra “Requalificação Urgente da BR-101”. O evento é aberto a todos os interessados e contará com a presença do presidente do CREA-PE, Evandro Alencar.

Para ministrar a temática estarão à frente o professor da Universidade de Pernambuco (UPE) e engenheiro civil, José Orlando Vieira Filho e o professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e, também, engenheiro civil, Maurício Renato Pina Moreira.

“A BR 101 é uma rodovia muito importante para a região, nela circulam em média 60 mil veículos por dia, em uma extensão de 30,7 km e, além disso, liga o Nordeste de Pernambuco ao Sul do país. Então, essa palestra, tem o objetivo de levar aos profissionais do sistema e interessados no assunto, informações sobre esta rodovia, como também mostrar como ela está danificada e quais medidas são necessárias para melhorá-la”, afirmou Maurício.

O assunto quanto ao estado precário da BR 101 está sendo bem debatido nos últimos meses, devido às constantes chuvas que vêm piorando o asfalto. Sendo assim, a problemática já foi veiculada em emissoras de redes estaduais e nacionais, como também continua sendo matéria de impressos locais.

Segundo informações apuradas no site do Jornal Hoje, da emissora Globo, um trecho de 30 km na rodovia custa aos motoristas, em média, três horas de viagem. Em alguns pontos o radar de velocidade não precisa nem funcionar, pois os carros passam a menos de 10 km/h. Outros fatores agravantes são os acidentes de trânsito e danos materiais aos veículos.

Observando assim a necessidade de debater e buscar soluções, o CREA-PE, está oferecendo a palestra com a participação de profissionais renomados.