Debates e fortalecimento do colegiado marcam a 1ª Reunião de Presidentes dos Creas do Nordeste de 2024

Encontro ocorre nesta quarta-feira (13), no Recife, liderado pelo presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, coordenador do Fórum de Presidentes do NE

Uma manhã dedicada ao debate de temas relevantes para a região Nordeste, visando a valorização dos profissionais, marcou o início da 1ª Reunião do Fórum de Presidentes do Nordeste de 2024, realizada nesta quarta-feira (13), no Beach Class Convention, em Boa Viagem, no Recife. O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, anfitrião do encontro e coordenador do Fórum NE, deu as boas-vindas aos colegas representantes dos demais estados da região. “O Crea-PE recebe com alegria todos os presidentes do Nordeste e promove um debate justo visando aproximar cada vez mais o Sistema dos profissionais e da sociedade”.

Durante o encontro, os presidentes debateram questões relacionadas ao Crea Jr e seu funcionamento em cada estado, além de discutirem o Crea Jovem, iniciativa implantada em alguns Conselhos, com o objetivo de fornecer assistência aos profissionais recém-formados. “Na Bahia, o programa está em funcionamento desde 2022 e compartilhar essa experiência é fundamental para que os conselhos de outros estados possam implementá-lo”, enfatizou Joseval Carqueija, presidente do Conselho baiano e coordenador adjunto do Fórum de Presidentes do Nordeste.

Na sequência, os presidentes também debateram propostas de alteração da Resolução nº 1007/2003 – que trata do registro de pessoa física, da Resolução nº 1066/2015 – que estabelece critérios para cobrança de anuidades, serviços e multas no Sistema Confea/Crea, e da implantação do visto automático entre os Creas do Nordeste.

Ao final da manhã, o presidente do Crea-PB, Renan Azevedo, fez uma avaliação positiva do primeiro momento de debates. “Temos que tratar sim as necessidades regionais porque cada região tem sua peculiaridade e o Nordeste precisa dessa união para que a gente possa apresentar nossas sugestões na próxima reunião do Colégio de Presidentes Nacional”, pontuou.

A tarde segue com mais debates de proposições e palestra sobre “Descentralização de tratamento através de membranas nano cerâmicas de baixa pegada de Carbono”, com Marcius Omena Bomfim de Lima, da empresa Bio-Essencial.