Dia do Engenheiro Florestal da UFRPE: Crea-PE participa de roda de diálogos com estudantes

Estudantes e profissionais foram recebidos com um café da manhã coletivo, uma oportunidade de promover maior interação entre os participantes do evento

Entender o passado para pavimentar um caminho profissional mais sólido. Essa foi a premissa da Roda de Diálogos com profissionais dentro da programação do Dia do Engenheiro Florestal UFRPE, comemorado nesta quarta-feira (12). Através da conversa, os egressos do curso puderam conhecer a história estadual e nacional da profissão que irão exercer. Mas antes da conversa começar, estudantes e profissionais foram recebidos com um café da manhã coletivo, uma oportunidade de promover uma maior interação entre os participantes do evento.

O encontro foi pensado e organizado pela Comissão de Extensão do Departamento de Ciência Florestal da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Representando os profissionais da Engenharia Florestal na Roda de Diálogos estiveram presentes os professores José Antônio Aleixo da Silva, Rinaldo Caraciolo Ferreira, José de Lima Albuquerque, Maria da Penha Gonçalves (coordenadora da Pós-Graduação do Departamento de Ciência Florestal da UFRPE), Gustavo Lima (presidente da Associação Pernambucana de Engenheiros Florestais – APEEF), Nielsen Christianni (superintendente Tcnico do Crea-PE), além Isabelle Meunier (mediadora da conversa), que integra o Comitê Tecnológico Permanente (CTP) do Crea-PE.

Encontro com alunos representa uma “volta” aos tempos da graduação

O evento do Dia do Engenheiro Florestal da UFRPE proporcionou um momento de nostalgia aos debatedores. Egressos do curso de Engenharia Florestal da instituição, cada um pôde relembrar como foi montado o departamento e experiências durante o período de graduação. Uma forma de encontrar-se consigo mesmo de anos atrás.

De acordo com Gustavo Lima, ex-aluno de Engenharia Florestal da UFRPE e presidente da Associação Pernambucana de Engenheiros Florestais, o encontro também foi fundamental para apresentar o papel da Associação e do Crea-PE na vida desses futuros profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua. “Sou filho da Rural (UFRPE), me formei aqui, então tenho uma relação especial com a instituição, com os professores. Estou sempre retornando à essa casa e, estando próximo dos estudantes, temos a oportunidade de mostrar a importância do Crea Pernambuco, da APEEF, além da relevância dos próprios alunos dentro desse sistema. Só assim eles têm a noção de que a APEEF e o Crea-PE são entidades fundamentais na defesa da categoria”, resumiu.

Representando o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco, o Engenheiro Florestal e superintendente técnico do Crea-PE, Nielsen Christianni reforçou o compromisso de manter o diálogo com estudantes. Uma iniciativa para que haja o entendimento de como funciona o sistema Confea/Crea e Mútua logo nos primeiros anos como profissional. “O Crea Pernambuco esteve presente no evento para prestigiar os profissionais e alunos do curso de Engenharia Florestal, mas também para fazer essa conversa com a academia. Assim podemos introduzir, desde a formação desses futuros profissionais, no dia a dia do Conselho”, ressaltou.

Oficina de Arquitetura das Árvores estimula percepção de alunos

Para fechar a programação da manhã, os alunos participaram da oficina “Arquitetura das Árvores”, uma vivência que une a Engenharia Florestal com a arte do desenho, a partir da observação. Os estudantes foram convidados a produzirem desenhos destacando a casca, textura e outros aspectos das árvores localizadas no Departamento de Engenharia Florestal da UFRPE.

A atividade prática oportunizou os participantes a exercitarem a interpretação de cada um sobre as árvores estudadas. “Com essa oficina nós podemos explorar a percepção do que cada um tem sobre um indivíduo, seja ele do tamanho que for, mas que tem o seu próprio diferencial. Esse destaque estará presente nesses desenhos que estamos produzindo”, resumiu Israel Júnior, aluno do décimo período de Engenharia Florestal da UFRPE.

A programação do Dia do Engenheiro Florestal da UFRPE com minicursos ofertados nessa quarta-feira (12) e quinta-feira (13). Confira: