O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, participou da cerimônia e reforçou o compromisso do Conselho com a universalização do saneamento
Momento importante para a saúde pública e a preservação ambiental no estado. Nessa quinta-feira (25), foi realizada a solenidade de posse dos membros da nova diretoria da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Pernambuco (ABES-PE), eleita para o biênio 2025-2027. O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, marcou presença no evento, que aconteceu na Uninassau, no Recife.
Assumiram a gestão da Associação o presidente Djair Barros Falcão; a vice-presidente Barbara Virginia Pereira Cavalcanti; a primeira secretária Aucilene Alice da Silva; e o primeiro tesoureiro Túlio Sergio Ramos de Carvalho. A eleição foi realizada em junho deste ano.
Adriano Lucena desejou sucesso à nova diretoria, ressaltando o caráter social das ações da engenharia e a necessidade de presença em todos os lugares, especialmente nas comunidades mais carentes. “O acesso ao saneamento é fundamental para a qualidade de vida dos cidadãos. O Crea-PE está à disposição da diretoria da ABES-PE para traçar ações concretas que cheguem a todos os 184 municípios pernambucanos”, afirmou.
Com 59 anos de história, a ABES-PE atua em parceria com diversas instituições para promover a qualidade de vida por meio da melhoria do saneamento e da preservação ambiental. Seus membros contribuem para impulsionar o setor em Pernambuco, desenvolvendo soluções voltadas ao abastecimento de áreas urbanas e rurais, à criação e manutenção de sistemas de tratamento de água e esgoto, ao controle da poluição, à gestão de resíduos sólidos e ao combate de vetores de doenças.
Em seu discurso, Djair Barros Falcão destacou o saneamento como instrumento de dignidade e justiça social. “Os desafios para alcançarmos a universalização do saneamento em Pernambuco são imensos, mas as oportunidades também são. Nossa missão vai além das atividades técnico-científicas: precisamos construir pontes e dialogar com a sociedade para buscar soluções em conjunto. O Crea-PE tem sido nosso grande parceiro”, ressaltou.
Também prestigiaram a solenidade o vice-presidente do Confea, Nielsen Christianni; o diretor-geral da Mútua, Marcelo Tabatinga; a presidente da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Suzana Montenegro; o auditor do TCE-PE, Paulo Cavalcanti; e o diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Complexo Portuário de Suape, Carlos André Cavalcanti.














