Crea-PE

Profissionais do Crea-PE e estudantes de Engenharia de Pernambuco têm trabalhos aprovados no Contecc 

O Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia acontece durante a 80ª Soea em Vitória (ES)

Ideias e soluções que melhoram processos da gestão do Crea-PE, dos profissionais e da sociedade receberam o reconhecimento do Confea. O Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc), que acontece durante a 80ª Soea, em Vitória (ES), aprovou três artigos para apresentação oral e banners para exposição no evento.

As engenheiras civil Izabel Viana e Hortência Rodrigues da Silva, e a estudante de Engenharia Elétrica Lidiane Letícia dos Santos Silva vão apresentar seus trabalhos na Ilha Contecc, no Pavilhão de Carapina. Já a engenheira de produção Roberta Pinheiro, os engenheiros eletricistas Florêncio Absalão e Clóvis Segundo, além do estudante de Engenharia Cartográfica e Agrimensura Lucas Barros foram aprovados para apresentação de banners no evento

Izabel Viana vai apresentar no Contecc o trabalho “Wi-fi público como infraestrutura de prevenção: integrando conectividade e segurança contra incêndio nas cidades inteligentes”. A engenheira, que é inspetora secretária de Paulista, disse estar orgulhosa de ter o trabalho escolhido entre os mais de 400 inscritos. “Me sinto muito feliz e lisonjeada”, declarou. 

O trabalho com inspeção e manutenção de pontes inspirou a engenheira civil Hortência Rodrigues a apresentar um artigo no Contecc – “Soluções técnicas para reabilitação de obras de artes especiais: estudo de caso da Ponte da Torre”. “Fiquei muito feliz quando soube da aprovação  porque é um trabalho que iniciei ainda quando estagiária” , explicou.

Para a estudante Lidiane Silva, do IFPE Garanhuns, o reconhecimento do seu artigo é muito importante. “É oúnico trabalho apresentado na área de Engenharia Elétrica”, afirmou. O artigo foi construído a partir da pesquisa que  ela realizou para o TCC do curso que concluiu neste semestre. “O armazenamento de energia é um tema emergente no setor elétrico”, explicou.

 

Banners apresentam soluções para o Crea-PE e para os profissionais

Os outros trabalhos aprovados pelo Contecc serão apresentados no formato de banner. Com larga experiência na Secretaria de Apoio ao Colegiado (SAC), Roberta Pinheiro desenvolveu um processo de digitalização dos relatórios produzidos pelo setor. Ela explica que antes da implantação do sistema informatizado, a SAC realizava as atividades de forma manual, o que gerava atrasos, retrabalho e altos custos com papel e impressão.

De acordo com Roberta Pinheiro, a automatização reduziu os erros, melhorou a segurança dos dados e tornou o fluxo de trabalho mais transparente. “Fiquei muito feliz quando vi o meu trabalho aprovado. Me remeteu a tudo que tinha feito. Voltar a fazer uma nova faculdade depois de dez anos e ainda executar uma nova rotina para melhorar as atividades no trabalho foi muito difícil”, afirmou. “Estou muito feliz de ter o trabalho reconhecido. A gente se sente mais motivado a continuar”, declarou Lucas Barros, que iniciou como estagiário na Fiscalização e hoje é auxiliar fiscal. Em parceria com Erison Rosa, engenheiro cartógrafo e professor da UFPE, ele utilizou um software livre de geoprocessamento para automatizar os relatórios da Fiscalização. Barros explica que a ferramenta permite extrair informações sobre a atuação do fiscal a partir do endereço visitado. Também auxilia no acompanhamento das denúncias e registros. 

Programa 8S otimiza processos no Crea-PE

Outra melhoria reconhecida foi a implantação do 8S, através da Gerência de Gestão de Pessoas, com a orientação de Florêncio Absalão. A iniciativa permite a otimização dos processos dentro da estrutura pública e já apresenta resultados no Crea-PE. O trabalho foi inscrito na categoria Experiência Profissional e relata desde a implantação em 21 ciclos de auditoria, incluindo as Inspetorias Regionais, e os workshops sobre o 8S, abertos ao público em geral. 

Absalão disse que a implantação e gestão do 8S é um trabalho de equipe realizado em conjunto com a gerente de Gestão de Pessoas, Lívia Estrela, a coordenadora do programa, Eline Lins, e do assistente administrativo Jefferson Dias. “Ter o trabalho aprovado é o reconhecimento ao esforço do Crea-PE em melhorar o atendimento ao público externo, além das condições de trabalho e valorização dos colaboradores”, afirmou.

A Teoria dos Jogos serviu de modelo matemático para Clóvis Segundo propor uma mudança nos procedimentos para a atribuição profissional. “A ideia é sair do cenário jurídico burocrático e partir para a certificação das atribuições, através de uma prova aplicada ao profissional”, explica Segundo. De acordo com o engenheiro eletricista, seu trabalho propõe uma mudança de paradigma, já que os profissionais passariam a ser certificados por um processo técnico-científico para obter a atribuição. “É o início do debate para proposição de uma mudança no Sistema Confea/Crea”, afirmou.

 

Pular para o conteúdo