Diretoria Executiva da Mútua recebe o presidente do Confea em reunião com as Regionais

Os diretores executivos da gestão que se encerra hoje, 24, e os novos diretores estiveram reunidos ontem, durante a 75ª Soea, com os diretores regionais da Caixa de Assistência para um balanço do último triênio e para uma espécie de transição da Direx.

Joel Krüger, presidente do Confea, participou do encontro, onde falou da grata satisfação em estar com os diretores da Caixa de Assistência e destacou que os esforços conjuntos são fundamentais para uma “integração perfeita do Sistema”. Ele reforçou que o “Confea, os Creas e a Mútua tem desenvolvido importantes ações conjuntas e que o Conselho Federal vai trabalhar intensamente para as aprovações necessárias demandadas pela Mútua, como novos benefícios, complementações e demais avanços”. Krüger citou como referência a Universidade Mútua, a ampliação do PIM e o projeto de bolsas de estudo.

No tocante às Regionais, o presidente do Confea pediu mais autonomia e mais estrutura para as Caixas, e parabenizou a Mútua PR pela recente inauguração de um posto da Inspetoria do Crea dentro da Sede da Caixa paranaense. Concluindo, Krüger parabenizou aos diretores executivos que estão finalizando o mandato e, também, aos que iniciam uma nova gestão. “Juntos vamos estar mais próximos dos profissionais, cumprindo o papel da Mútua de braço assistencial e atendendo bem aos profissionais”.

O presidente da Instituição, Paulo Guimarães, agradeceu a presença de todos e fez o convite para a solenidade de posse que ocorre nessa sexta-feira, onde ele será novamente investido ao cargo de presidente da Caixa de Assistência. “A Mútua e uma instituição que tem se fortalecido e, junto ao Confea, aos Creas e com conselheiros ainda tem muito a crescer. Os agradecimentos formais ficarão para amanhã”.

Jorge Silveira, diretor de Benefícios da gestão 2015-2018 e reeleito para a Direx do próximo triênio, lembrou da importância de todo o apoio que recebeu nos três anos e ensejou ainda mais avanços para a Mútua. “Vamos continuar a trabalhar pela Mútua que os profissionais sempre sonharam, aquela que carrega em seu próprio nome o apoio aos profissionais”.

Diretor administrativo da gestão que está findando, Julio Fialkoski, lembrou do patrimônio humano da Instituição. “Encontrei algo muito valioso na Mútua e que os diretores que estão chegando também vão encontrar: o corpo funcional da Instituição. São colaboradores dedicados, competentes e que não medem esforços para que a Mútua chegue a todos os locais desse país”, enfatizou.

Aos diretores que tomam posse nesse dia 24, Marcelo Morais, diretor de Tecnologia almejou que sigam fazendo a “boa Engenharia”. Dirigindo-se à nova Diretoria, Morais atestou que todos tem “grande experiência de Sistema e bagagem” para melhorar o que foi implantado ou iniciado nos últimos três anos.

O momento ainda contou com a fala dos diretores eleitos Cláudio Calheiros, Giucélia Figueiredo e Juarês Samaniego. Calheiros sublinhou que as disputas acabaram com a conclusão do processo eleitoral e que agora o momento e de união. “É uma grande satisfação retornar a Mútua. Estou muito feliz em tomar posse aqui na minha terra, com a presença dos meus familiares”. Lembrando que após mais de 20 anos a Direx contará novamente com uma mulher, Paulo Guimarães passou a palavra a Giucélia. “Confesso que participar da Diretoria Executiva da Mútua não estava em meus planos de vida, mas, como diz o poema de Guimarães Rosa ‘o que a vida quer da gente é coragem‘, aceitei esse desafio”. A nova diretora da Mútua ainda falou em “unidade de ação”, “protagonismo da Mútua”, “com o mundo real” e “romper com as amarras do tradicional” defendendo seu ponto de vista voltado a mudanças.

Samaniego saudou a todos lembrando das interações que ao longo de sua trajetória no Sistema teve com os diretores da Mútua que se despedem e, também, aqueles que estão chegando ou retornando a Instituição. Também já sinalizando seu perfil de trabalho, ele pontuou que se pauta pela justiça e a legalidade e que é conhecido no Sistema por suas defesas aguerridas. “Acredito que as críticas que tem por trás soluções são importantes, pois fazem as coisas acontecerem”.

Os coordenadores regionais – Pedro Katayama (Sudeste), João de Deus Barros (Nordeste), Pablo Souto Palma (Sul), Vânia Abreu de Mello (Centro-oeste) e Carmem Bastos Nardino (Norte) -, agradeceram o trabalho dos diretores executivos da gestão 2015-2018 e externaram apoio e compromisso das Regionais ao novo grupo diretivo. Ainda foi entregue aos novos diretores uma carta com reinvindicações das Caixas, no sentido de somar com a nova gestão.

Fonte: Gecom/Mútua

Fotos: Rafael Leal e Dimmy Falcão