Crea-PE

Mútua: dos benefícios e prestações assistenciais ao estímulo à criação e inovação

Como braço assistencial do Sistema Confea/Crea, a Mútua possui também o papel de auxiliar os profissionais com ações que impulsionem seu desenvolvimento e crescimento. Incentivar a criação e a implantação de projetos dos associados, profissionais e estudantes da área tecnológica é um dos caminhos que a Instituição seguiu para atender a esse objetivo.

Nessa linha, desde a Soea de Foz do Iguaçu (PR) em 2016, a Mútua promove premiações com o objetivo de fomentar a vertente da criação entre os profissionais e estudantes – Prêmio Mútua/Anprotec de Inovação e Empreendedorismo e o Mútua Premia.

O projeto em conjunto com a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), tem como foco a seleção de propostas que resultem em negócios, identificando projetos voltados a processos, produtos e serviços inovadores, que podem vir a receber apoio de alguma incubadora ou parque tecnológico do país. Profissionais e estudantes da área tecnológica puderam participar.

Já o Mútua Premia é exclusivo para profissionais inscritos como sócios contribuintes na Mútua e que tenham desenvolvido algum projeto com o aporte de um dos benefícios da Instituição – Inovação, Empreendedorismo, Energia Renovável ou Propriedade Intelectual. Os associados que solicitaram algum dos quatro benefícios, a partir de julho de 2017, e que comprovaram o uso do recurso apresentando projetos decorrentes do benefício, automaticamente participaram da edição do Mútua Premia de 2018.

Para voltar a crescer é preciso reconstruir

O slogan desta 75ª da Semana Oficial – “Para voltar a crescer é preciso reconstruir” – apresenta total sincronia com diversos projetos e programas da Mútua, entre eles as premiações, pois tais iniciativas destacam a criatividade, a reinvenção e a criação de novas propostas para a solução de alguma demanda da sociedade ou de melhorias para a atuação dos profissionais.

A solenidade de certificação e apresentação dos trabalhos selecionados em 2018 aconteceu nessa quinta-feira (23), durante a programação da Mútua na Soea, e contou com a presença de lideranças dos Sistema e profissionais que acompanharam a explanação de cada projeto.

Os selecionados este ano no Prêmio Mútua/Anprotec foram: o engenheiro civil, de Viçosa (MG), William Fernando de Almeida Pessôa, com o projeto “LiaMarinha – Tecnologias Sustentáveis para Águas e Efluentes”; o engenheiro de Produção, de Belém (PA), Wilson Antonio Ferreira Costa, com o projeto “Amana Katu – Negócio social de universalização do acesso à água na Amazônia”; e a estudante de Engenharia Civil, de Goiânia (GO), Michelle Alves de Souza, com o projeto de um “Aplicativo para contratação de serviços domésticos”;

No Mútua Premia foram vencedores: o engenheiro mecânico Cadjon Marx Lopes Oliveira, de Salvador (BA), com o projeto “Criação de disposição de reparos estrutural” na categoria Propriedade Intelectual; o engenheiro civil Bruno Tavares Moreira, de Juveve (PR), com o projeto “Casa de massas caseiras”, na categoria Empreendedorismo; e engenheiro civil Guilherme Dallagnol, com o projeto “Soluções inovadoras nas áreas de tecnologia ambiental, gestão ambiental e comercialização de produtos químicos de uso profissional”, na categoria Inovação. O desenvolvimento, implementação ou aperfeiçoamento desses trabalhos contou com recursos dos benefícios da Mútua.

Premiação

Na Soea foram entregues certificados e troféus a cinco dos seis premiados, pois o engenheiro mecânico Cadjon Marx Lopes Oliveira não pôde estar presente devido a compromissos profissionais. Seu trabalho foi citado pela equipe da Gerência de Benefícios da Mútua e ele receberá o certificado e o troféu posteriormente.

O Clube Mútua de Vantagens, por meio da parceria com a Argo Seguros, presenteou os seis vencedores. Foram duas bicicletas desmontáveis, duas caixas de som portáteis e duas adegas. A Argo Seguros chegou como a mais nova parceira da Dynamus e da Mútua para oferecer seguro de responsabilidade civil aos associados e aos profissionais com desconto especial.

                                                                                                                             Paulo Guimarães e parceiros entregam prêmio a uma das vencedoras

Para a próxima edição, a Mútua estuda a convergência das duas premiações em um único certame, criando a categoria mutualista para a premiação de projetos que sejam custeados com recursos dos benefícios reembolsáveis concedidos aos associados.

 

Fonte: Gecom/Mútua

Fotos: Rafael Leal e Dimmy Falcão

Skip to content