Home > Destaque > Em Aracaju Fórum dos Presidentes dos Creas do Nordeste discute extensa pauta

Em Aracaju Fórum dos Presidentes dos Creas do Nordeste discute extensa pauta

DSCF4658Na abertura da 2ᵃ Reunião Ordinária do Fórum de Presidentes dos Creas do Nordeste, que acontece nesta sexta-feira e sábado (10 e 11), no Aquarius Praia Hotel, em Aracaju (SE), o presidente Arício Resende da Silva, anfitrião do evento, deu as boas vindas aos presentes e se colocou à disposição para atender a qualquer sugestão ou solicitação dos seus pares. Em seguida, o coordenador do Fórum e presidente do Crea-PI, José Roberto Ferreira de Oliveira, agradeceu a presença de todos, passando a palavra ao ex-coordenador do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua e ex-presidente do Crea-SE, Jorge Silveira, que aproveitou a oportunidade para falar da sua intenção de concorrer nas próximas eleições para a escolha dos novos gestores da Mútua nacional.

Logo após, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de DSCF4662Pernambuco (Crea-PE), Evandro Alencar, saudou a todos colocando o Crea-PE à disposição, para a melhoria, o fortalecimento e o engrandecimento do Fórum.

Sobre o pedido de apoio nas eleições para presidente da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua), o engenheiro Jorge Silveira se colocou à disposição para ser um elo de defesa dos interesses do Fórum junto à Mútua. “Queria dizer que podem contar comigo para ser esse elo entre o Fórum e a Mútua e, se pudesse contar com o apoio integral dos Creas do Nordeste, ficaria muito mais fortalecido para participar do pleito. No entanto, dependendo da composição que será feita, poderá dar tudo errado e eu não tenha mais interesse em concorrer ao cargo. Tudo vai depender das futuras decisões que serão tomadas em breve”, concluiu o ex-presidente.

O presidente do Crea-RN, Modesto Ferreira dos Santos, chamou a atenção dos colegas para a necessidade de se tratar urgentemente dos seguintes assuntos: nepotismo no Sistema Confea/Crea e Mútua, criação no whatsapp, de um grupo dos presidentes dos Creas do Nordeste; solicitação de resposta do Confea quanto à prestação de contas dos Creas; viabilização de cursos de atualização profissional e retomada das discussões acerca da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) que, segundo o presidente, voltou a ser discutida. Na conclusão da sua fala, o presidente Modesto declarou apoio à eleição do engenheiro Jorge Silveira. “Quero declarar, publicamente, que voto no engenheiro Jorge Silveira para presidente da Mútua. A gestão da Mútua, não é uma questão de ordem individual. Temos que mostrar o poder do Nordeste. Vejo na eleição de Jorge Silveira, um protetor do Fórum dos Presidentes dos Creas do Nordeste”, concluiu o presidente do Crea-RN.

A presidente do Crea-PB, Giucélia Araújo de Figueiredo, cumprimentou o presidente Arício Resende Silva, anfitrião da reunião, saudou “de forma afetuosa o colega José Mário, ex-presidente do Crea-PE”, convidado para participar da reunião, e parabenizou o engenheiro Paulo Roberto, por assumir a coordenação do Fórum. “É uma honra ser coordenada por você e as nossas expectativas são muito grandes para que você consiga fazer com que o Colégio do Nordeste se fortaleça e que você seja defensor das nossas posições e encaminhamentos junto ao Colégio de Presidentes”, pediu a presidente.

Com relação à atuação e ao papel da Mútua, a presidente Giucélia Araújo, disse que “embora tenha criticas e ressalvas, acreditamos que a Mútua pode contribuir. Temos que lutar para que os recursos sejam revertidos para os profissionais. A Mútua se comporta como um banco. A reserva financeira da Mútua é monstruosa. Tem que servir para um intenso programa de qualificação para os nossos profissionais. Atualmente, a Mútua serve como moeda de troca, fato que tira a legitimidade até mesmo dos representantes eleitos para gerir a Caixa”, criticou a presidente do Crea-PB.

DSCF4655Com a palavra, o ex-presidente do Crea-PE, José Mário Cavalcanti, agradeceu a deferência do Fórum, em particular do coordenador Paulo Roberto, em convidá-lo para participar da reunião e agradeceu a colaboração do Crea-PE, na pessoa do presidente Evandro Alencar, em viabilizar a sua participação.

Aproveitando as declarações de apoio à candidatura do engenheiro Jorge Silveira, o presidente do CREA-PE, Evandro Alencar, se comprometeu não só a votar no candidato como também, em trabalhar para garantir outros apoios.

Durante todo o dia os presidentes dos nove estados do Nordeste discutiram uma vasta pauta que incluiu ainda questões acerca da situação legal da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART); situação econômica dos Creas do Nordeste; revisão da Decisão Plenária PL 1230/2007 do Confia, que dispõe sobre o registro de firma individual; habilitação para elaboração de Projetos de Combate a Incêndio; situação do Crea-SP; Soe-a; Podais; e, por sugestão do presidente do Crea-PE, Evandro de Alencar, ainda discutiram a criação de uma linha de financiamento, que deverá ser oferecida aos profissionais, pela Mútua, para aquisição e implantação de plantas solares e qualquer outro mecanismo capaz de produzir energia renovável.

Por volta das 19h a reunião foi encerrada e amanhã (sábado, 11), será retomada, a partir das 9h.

Dilma Moura

ASC do Crea-PE