Estão abertas as inscrições para o Troféu Seriema

Desde 2001, o Crea-GO promove, anualmente, sua premiação reconhecendo e valorizando ações que buscam por soluções sustentáveis, acreditando que as Engenharias, a Agronomia e as Geociências estão em todos os lugares. Em sua 19ª edição, o Prêmio Crea Goiás de Meio Ambiente ultrapassa as barreiras estaduais e se torna nacional, com novo nome: Troféu Seriema.

Símbolo da premiação desde sua primeira edição, a bela ave da região central do Brasil se destaca por representar a resistência e a força da natureza. O conceito foi traduzido artisticamente e deu forma de traços lisos e harmoniosos à estatueta que se tornou a identidade do prêmio, o Oscar da sustentabilidade, que já reconheceu 164 projetos.

O Troféu Seriema considera que as engenharias são ciências amplamente aplicadas em todas as atividades humanas; e que o desenvolvimento sustentável é aquele que alinha qualidade de vida ao desenvolvimento econômico socialmente justo e ambientalmente correto. Além disso, considera também que a busca por soluções sustentáveis está vinculada ao avanço das Engenharias, da Agronomia e das Geociências.

Por isso, a participação de vários segmentos da sociedade é tão importante e a premiação tem sete modalidades em disputa: Elementos Naturais, Biodiversidade, Sociedade Sustentável, Inovação, Imprensa, Produção Acadêmica e Gestão Empresarial para os ODS.

Inscrições

Os interessados de todo o Brasil já podem inscrever seus projetos no Troféu Seriema, por meio do site www.trofeuseriema.org.br, até o dia 20 de agosto de 2021. As inscrições são gratuitas e serão efetivadas somente pelo preenchimento completo do formulário online.

Os concorrentes devem anexar ao formulário de inscrição os arquivos digitais contendo a apresentação do projeto, fotos, vídeos, slides e outros tipos de mídia para a complementação das informações prestadas. Cada participante pode inscrever mais de um trabalho, mas o mesmo trabalho não pode ser inscrito em mais de uma modalidade.

Todas as candidaturas válidas serão avaliadas por uma comissão julgadora composta por 15 membros de notório saber no tema socioambiental e os três finalistas de cada modalidade serão apresentados na solenidade de  premiação que será realizada de forma virtual, ao vivo e com transmissão a partir de Goiânia, em novembro, quando serão revelados os grandes vencedores. Ao projeto vencedor, será destinado o Troféu Seriema. Os autores e coautores dos trabalhos premiados receberão certificados.

Podem concorrer ao Troféu trabalhos executados por profissionais, personalidades, entidades e instituições públicas e privadas, pessoas físicas e jurídicas ou propriedades rurais, em prol da preservação, recuperação, defesa ou conservação do meio ambiente. O Troféu Seriema tem apoio institucional do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas.

Descrição de cada modalidade

Elementos Naturais – abrange iniciativas com foco na conservação, manutenção e recuperação do solo, da água e do ar;

Biodiversidade – iniciativas de manutenção e preservação das inter-relações e ecossistemas que envolvam flora ou fauna.

Sociedade Sustentável – abrange iniciativas que envolvam as relações de dependência entre a sociedade e os recursos naturais, educação e conscientização ambiental, ou mesmo projetos de restauração e conservação de patrimônio histórico cultural e urbanístico.

Inovação – iniciativas que apresentem ferramentas inovadoras que contribuam efetivamente na preservação dos recursos naturais e que apresentem viabilidade técnica, econômica e socioambiental.

Imprensa – Material jornalístico, produzido por qualquer dos meios de comunicação, que tenha contribuído ou promovido efeitos socioambientais positivos.

Produção Acadêmica: abrange pesquisas científicas realizadas no âmbito da academia (instituições de ensino superior), que visam a produção de conhecimento por meio de investigações práticas dos processos relacionados à sustentabilidade.

Gestão Empresarial para os ODS – conjunto de ações empresariais e a forma como elas se alinham aos Objetivos Globais do Desenvolvimento Sustentável, os ODS, utilizando de seus recursos financeiros, estruturais e humanos, com foco na inserção da Agenda 2030 na estratégia de negócios.