Evandro Alencar participa, no Congresso, da criação da Frente Parlamentar Mista da Engenharia, Infraestrutura e Desenvolvimento

2016-11-23-photo-00000027Foi lançada na Câmara Federal nesta terça-feira, 22/11, a Frente Parlamentar Mista da Engenharia, Infraestrutura e Desenvolvimento Nacional em iniciativa destinada a priorizar matérias que ajudem na retomada do crescimento e aumento dos investimentos. Na oportunidade o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Evandro Alencar, compôs a comitiva que contou com a participação do deputado federal Ronaldo Lessa (PDT/AL), presidente da Frente Parlamentar, do presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), José Tadeu da Silva, presidentes de Creas, presidente da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua), Paulo Guimarães, além de assessores parlamentares do Confea e de convidados.

img_2728Na cerimônia, o presidente da Frente, deputado Ronaldo Lessa fez questão de esclarecer os objetivos do movimento. “Não é uma frente para fazer corporativismo, nem é de concreto e cimento. É de desenvolvimento com humanização”, explicou.

Já a vice-presidente da Frente Parlamentar, a deputada federal pernambucana, Luciana Santos ((PCdoB/PE), elogiou o deputado Ronaldofrente_parlamentar_luciana_sales Lessa pela participação nas lutas libertárias de Pernambuco e das Alagoas, quando eram um só Estado, ressaltando a importância de mantermos a soberania. não podemos ser o país das commodities, temos que ser o país do futuro e isto significa agregar valor, significa fortalecer o papel da Engenharia nacional, não podemos aceitar o processo de desnacionalização do país, sob pena de rebaixarmos o nosso papel e voltarmos a sermos importadores de manufaturados”, defendeu a deputada pernambucana. E concluiu dizendo que a “Frente Parlamentar Mista da Engenharia e Desenvolvimento foi criada para dizer que a saída é os investimento do estado brasileiro na engenharia nacional”.

Também presente à solenidade e integrante da Frente, o deputado federal Evair Viera de Melo (PV/ES), defendeu mudanças permanentes. “Esse país não mais será o mesmo, após o início das entregas dessa Frente Parlamentar”, afirmou.

O ato acontece em meio a uma conjuntura econômica marcada por dois anos de recessão, desemprego elevado, paralisação de obras e indefinição nos investimentos públicos.

A mobilização de uma bancada suprapartidária no Legislativo federal em torno de matérias relacionadas à Engenharia e à Infraestrutura visa colocar em evidência os desafios que o país enfrenta para voltar a crescer.

A formação da Frente Parlamentar é uma iniciativa do deputado federal Ronaldo Lessa (PDT/AL) que conta com o apoio e a participação da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), presidida pelo engenheiro Murilo Pinheiro.

Soluções

No debate e na busca por soluções, o projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento”, lançado pela FNE, é uma importante contribuição.

Em sua edição deste ano, o “Cresce Brasil” se dedicou ao tema “Cidades”, apresentando um diagnóstico para as deficiências da infraestrutura urbana e indicando soluções para a melhoria da vida da população. O conteúdo do documento pode ser acessado através do link http://www.crescebrasil.org.br/

O lançamento da Frente Parlamentar Mista de Engenharia, Infraestrutura e Desenvolvimento tem a finalidade de buscar soluções práticas, considerando as atribuições do Parlamento, para os gargalos que o país enfrenta, de forma a acelerar a adoção de medidas que possam garantir a retomada de um ciclo de expansão econômica que viabilize empregos, renda e melhoria da infraestrutura.

Dilma Moura

ASC do Crea-PE