Evento reunirá em Brasília líderes para discutir temas relevantes para o Brasil e para o Sistema Confea/Crea e Mútua

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Evandro Alencar, junto com o chefe de Gabinete do órgão, Joadson de Souza Santos, o superintendente do Regional, Luiz Libonati, e o do 2° diretor financeiro, Sílvio Porfírio, participam, desta quinta-feira  (26) até o próximo sábado (28), do 4º Encontro de Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua, que neste ano será realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil, localizado no Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 02, em Brasília. Aproveitando a oportunidade, o superintendente e o 2° diretor financeiro participarão de reunião com gerente Financeiro do Conselho Federal, Fernando Lucato, para trocar ideias e receber orientações sobre a área financeira do Sistema.

A programação consiste em diversas reuniões dos fóruns consultivos, além de palestras. Entre os palestrantes, está o presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu Guillo, que vai falar sobre “A Crise Hídrica no Brasil – Desafios e Soluções” na quinta-feira.  Já na sexta-feira (27), o  secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas da União, José Ulisses Vasconcelos, vai palestrar sobre “A Importância da Responsabilidade Técnica nas Obras Públicas”. Para finalizar os trabalhos, no sábado (28), o ex-ministro Ayres Britto fala sobre “A Ética como indutora no combate à corrupção e para o desenvolvimento do Brasil”.

Confira a programação atualizada

Nesta quinta-feira, às 8h, balcões de credenciamento estarão abertos para atender os participantes que irão receber o material orientativo para os debates dos fóruns. Já às 9h, será realizada a solenidade de abertura pelo presidente do Confea, engenheiro civil José Tadeu da Silva.

No Centro de Convenções, 14 salas estarão preparadas para recepcionar reuniões do CP, Cden, das Coordenadorias de Câmaras Especializadas, do Crea Junior e da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua).

Histórico
Anualmente, líderes representantes dos fóruns consultivos do Sistema Confea/Crea se reúnem em Brasília para a realização de suas primeiras reuniões do ano. É durante o “Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua” que fóruns como o Colégio de Entidades Nacionais, o Colégio de Presidentes e as Coordenadorias de Câmaras Especializadas definem calendários, planos de trabalho e os coordenadores do ano. A 4ª edição do encontro foi aprovada pela Decisão Plenária nº 2208/2014 e obedece à Lei nº 5.194/1966, que em seu artigo 53 estabelece que os Conselhos Federal e Regionais se reúnam pelo menos uma vez por ano para estudar e estabelecer providências para o aperfeiçoamento da aplicação da Lei.

O 4º Encontro de Líderes Representantes também é fruto das Resoluções nº 1012/2005 e1056/2014, que estabelecem que as primeiras reuniões do ano dos fóruns consultivos do Sistema Confea/Crea sejam feitas no primeiro trimestre do ano e na cidade-sede do Conselho Federal.