Crea-PE

Presidente do Crea-PE, Evandro Alencar, participa de aula inaugural do curso de graduação em Engenharia de Inovação, do Isitec

Isitec2_Mesa
Abertura contou com presença de diversas autoridades

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Evandro Alencar, participou, na manhã desta segunda-feira (23), da aula inaugural da primeira turma do curso de graduação em Engenharia de Inovação, promovida pelo Instituto Superior de Inovação e Tecnologia (Isitec), em São Paulo. Na ocasião, também esteve presente o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, José Tadeu da Silva e o Conselheiro federal suplente, engenheiro eletricista Antônio Roberto Martins.

A aula inaugural foi realizada pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo. A escolha do ministro para conduzir a solenidade inaugural é um reconhecimento ao apoio que tem dado à categoria e à causa do desenvolvimento sustentável nacional. O curso, pioneiro no País, tem como proposta pedagógica a formação de engenheiros multiespecialistas.

O ministro Aldo Rebelo afirmou que o Isitec ajudará a construir um País mais justo, mais desenvolvido e com maiores oportunidades profissionais. Para ele, a engenharia está associada à aventura humana pela sobrevivência e pela construção material da sociedade. Lembrando a história do ensino de tecnologia no país, com a criação da Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho, em 1792, o ministro da Ciência, Tecnologia e Informação declarou que “foi a inteligência da engenharia e de outros profissionais, com anos de pesquisa e apostas, que levaram o Brasil a descobrir essa grande reserva de óleo e gás que é o pré-sal. Foi mais um êxito da nossa engenharia”. Ele também destacou que o Isitec nasce num momento fundamental para o Brasil, onde precisamos melhorar a qualidade e a competitividade, usando a tecnologia e inovação em tudo.

Isitec_aldorebelo
O presidente do Confea, José Tadeu, ao lado dos presidente do Crea-PE, Evandro Alencar, do conselheiro Antônio Martins e o do ministro do MCTI, Aldo Rebelo

Além do presidente do Confea, a cerimônia contou com a presença de autoridades como o deputado federal Paulo Teixeira (PT/SP) e o secretário de Serviços do Município de São Paulo, Simão Pedro, e ainda de lideranças dá área educacional e da tecnologia brasileira, como o presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Leonel Fernando Perondi; a vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Dora Fix Ventura; o ex-reitor da Universidade de São Paulo (USP), Hélio Guerra; o professor da Escola Politécnica da USP e coordenador do Conselho Tecnológico do SEESP, José Roberto Cardoso; o presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco), José Roberto Bernasconi; e o diretor do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP), Sérgio Tiaki Watanabe.

Criado em 2011 e credenciado pelo Ministério da Educação em 2013, o Instituto Superior de Inovação e Tecnologia (Isitec), mantido pelo Sindicato de Engenheiros do Estado de São Paulo (SEESP), com apoio da Federação Nacional de Engenheiros (FNE). Com uma palestra do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, foi aberta também a primeira turma, no país, do curso de Engenharia de Inovação.

Rui Gonçalves
Com informações do Confea

Pular para o conteúdo