Evento aconteceu nesta segunda-feira (04), no Mirante do Paço, no Bairro do Recife

A 14ª edição do Fórum Nordeste, nesta segunda-feira (1º), contou com a participação do presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, e do chefe de Gabinete, Marcos Carvalho. Promovido pelo Grupo EQM, no Mirante do Paço, Bairro do Recife, o evento reuniu empresários, técnicos, gestores e representantes de diversas instituições.
A mesa de abertura contou com a presença da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, dos ministros de Transportes, Renan Filho; Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos e de Comunicação, Frederico de Siqueira, além dos três senadores por Pernambuco: Teresa Leitão e Humberto Costa, do PT, e Fernando Dueire (MDB), e o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta. O prefeito do Recife, João Campos, também participou da solenidade e deu as boas-vindas aos participantes.
“O fórum é um evento grandioso para o mundo empresarial e técnico, reunindo o debate sobre todas as empresas e ações que vão gerar emprego e renda”, destacou o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena. Segundo ele, o evento aborda questões importantes sobre a matriz energética, a exemplo do hidrogênio verde e da energia limpa. “São ambientes onde atuam as mais diversas modalidades da Engenharia”, pontuou.
A conclusão das obras da ferrovia Transnordestina também foi destaque na abertura do evento. O presidente do Grupo EQM, Eduardo Monteiro, destacou a importância da Transnordestina como eixo de desenvolvimento do Nordeste. “A ferrovia está sendo construída como estratégia para o desenvolvimento do Nordeste. O presidente Lula pediu para incluir o trecho de Pernambuco, que terá a licitação lançada em outubro para darmos início a obra”, assegurou Renan Filho.
Raquel Lyra também destacou a necessidade de conclusão da Transnordestina e os desafios do setor sucroalcooleiro. Segundo a governadora, são problemas climáticos, tributários, entre outros, mas apesar de tudo, as empresas continuam gerando emprego e renda. Raquel Lyra ressaltou ainda a conclusão de obras rodoviárias pelo Estado que beneficiam o agronegócio pernambucano.
O Fórum contou com palestras sobre a COP 30, combustível de aviação, biocombustíveis marítimos e os rumos do setor sucroenergético.









