Gerente de Fiscalização ministra palestra no VI Simpósio Brasileiro de Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação

visimgeo_24agoO gerente de Fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Marcílio Leão, ministrou, nesta quinta-feira (25), palestra no VI Simpósio Brasileiro de Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação (Simgeo), evento iniciado na terça-feira (23), realizado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep). Na ocasião, Marcílio abordou a necessidade da utilização do georreferenciamento para a Fiscalização do Conselho.

Em sua fala, Marcílio fez uma breve apresentação do Sistema Confea/Crea e Mútua e a sua importância para os profissionais e para a sociedade. “o Crea-PE zela pelos interesses sociais e humanos de toda a sociedade e, com base nisso, regulamenta e fiscaliza o exercício profissional dos que atuam nas áreas que representa, tendo ainda como referência o respeito ao cidadão e à natureza”, explicou o gerente.

Marcilio_certifcadoMarcílio também falou sobre atribuições profissionais. “As atribuições dos profissionais são concedidas mediante análise curricular, levando-se em consideração as disciplinas efetivamente cursadas pelo profissional, conforme critérios estabelecidos em normativos específicos para cada caso”, explicou. Segundo ele, o georreferenciamento será uma ferramenta eficaz para a potencialização da Fiscalização.  “Simgeo é uma excelente oportunidade dos profissionais e estudantes conhecerem um pouco mais das novas ferramentas disponíveis para as profissões do nosso Sistema”, destacou Marcílio.

O evento reuniu 400 participantes entre estudantes, pesquisadores do Brasil e exterior e profissionais que atuam no segmento. O simpósio também debateu temas como as inovações da geoinformação em Pernambuco, o cadastro e a gestão territorial e o monitoramento de controle de qualidade em aplicações geodésicas. Outros destaques do evento têm sido as apresentações em formato oral dos 96 trabalhos científicos selecionados e a realização do Workshop Internacional de Mapeamento de Feições Naturais e Artificiais com Aplicação de Drones.

Rui Gonçalves
ASC do Crea-PE