Implantação do Memorial da Engenharia avança com a concessão do prédio da antiga Escola de Engenharia da UFPE

O Memorial da Engenharia será o primeiro do País. A iniciativa será voltada para a educação e cultura

Um marco importante e pioneiro para a valorização da Engenharia em Pernambuco. Nesta sexta-feira (22), o Crea-PE e a UFPE assinaram o contrato de concessão onerosa do uso do prédio da antiga Escola de Engenharia, localizada no bairro da Boa Vista, no Recife. O local, que abrigou o primeiro curso de Engenharia do Nordeste e o 4º do País, passará a ser o Memorial da Engenharia, o primeiro implantado no Brasil.

O documento foi assinado na sede provisória do Conselho, pelo presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, e pelo o reitor da UFPE, Alfredo Gomes. A assinatura foi testemunhada pelo presidente do Memorial da Engenharia, Maurício Pina, e pelo vice-reitor da UFPE, Moacyr Araújo.

Para Adriano Lucena, além de ser um dia histórico para a Engenharia em Pernambuco, a implantação do Memorial representará a salvaguarda da história e o olhar para o futuro. “Esse Memorial é um ponto fundamental para que tenhamos também um caminho cultural para a preservação das memórias da Engenharia e também para estudos, pesquisas e debates sobre a construção do futuro que queremos deixar para a sociedade”, disse.

O espaço vai abrigar o Museu da Engenharia, a Biblioteca da Engenharia, o Centro Cultural da Engenharia, o Centro de Estudo e Pesquisa da História da Engenharia em Pernambuco e um núcleo de educação continuada com auditórios e salas de aula que serão utilizadas pela Universidade. Entusiasta do projeto, o engenheiro civil Maurício Pina, que é presidente do Memorial da Engenharia, detalha os próximos passos da iniciativa. “Queremos lançar muito em breve, espero que nos próximos 15 dias, o edital de licitação para contratação dos projetos que vão permitir a recuperação do prédio.”, enfatizou.

O Conselho também implantará um Posto Avançado nas instalações do Memorial, disponibilizando serviços para os profissionais e criando mais uma opção de acesso ao Crea Pernambuco. O reitor da UFPE, Alfredo Gomes, comemorou o avanço dessa parceria. “Estamos muito felizes por estarmos aqui, fazendo essa cooperação. Vamos tocar esse projeto de uma forma belíssima para contribuir com a cidade do Recife”, pontuou.

A concessão tem o prazo de cinco anos após a conclusão das obras, podendo ser renovada. A previsão é que o projeto seja implantado em três anos. Para o vice-reitor da UFPE, Moacyr Araújo, esse foi mais um passo para a realização de um sonho. “É um grande sonho não apenas para os engenheiros, mas para todos do estado e do Nordeste, que é a gente implementar o primeiro Memorial da Engenharia do nosso País”, finalizou.

Também participaram do encontro, colaboradores do Crea-PE e da UFPE.