Integração entre inspetores e presidência aborda ações do Crea-PE e capacitação profissional

Caruaru foi a anfitriã do 6º encontro, que aconteceu na Unifavip-Wyden no sábado (17), reunindo os representantes das inspetorias com a direção do Conselho

A aproximação do Crea-PE com as universidades, os profissionais e a sociedade, através de debates e ações efetivas em defesa do exercício profissional e dos projetos para o desenvolvimento do Estado, além do prêmio Inove, foram destacados pelo presidente do Conselho, Adriano Lucena, na abertura da 6ª Reunião de Integração Presidência e Inspetorias. O encontro, que reúne representantes das 18 regionais e a direção do Conselho, está sendo realizado neste sábado (15), na Unifavipe-Wyden, em Caruaru.

“O Crea está buscando soluções para demandas da sociedade junto às universidades, aproximando o profissional da instituição e discutindo ações importantes, como a ART social para o setor de pesca, apresentada na visita do ministro da Pesca, André de Paula, nesta quinta-feira”, afirmou Adriano Lucena. “Faz parte de nossas diretrizes incentivar ações da Engenharia para melhorar a vida e o trabalho dos pescadores”, completou.

O presidente também abordou a atuação do Crea-PE na articulação da retomada das obras da ferrovia Transnordestina, no trecho Salgueiro-Suape, que vai induzir o desenvolvimento para a região e criar oportunidades de trabalho para os profissionais.

As ações de inovação e sustentabilidade do Crea-PE foram abordadas pelo superintendente de Gestão, Bertrand Sampaio de Alencar. Ele reforçou a importância do prêmio Inove, lançado nesta sexta-feira (14) pelo Crea-PE. O Inove foi criado por iniciativa do Comitê Tecnológico Permanente (CTP) e vai conceder R$ 35 mil em prêmios para projetos de inovação e sustentabilidade.

O superintendente Técnico do Crea-PE, Nielsen Christianni, falou sobre os programas e ações do Crea-PE, como o Crea Qualifica e a campanha de manutenção predial. Fechando a programação da manhã, o gerente financeiro do Crea-PE, Fernando Rocha, deu orientações e esclareceu as dúvidas sobre a utilização do cartão corporativo em pagamentos realizados pelas inspetorias.

Inspetores realizam debate sobre o Crea Qualifica

A capacitação continuada dos profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua dominou os debates, na segunda parte da 6ª Reunião de Integração Presidência e Inspetorias. Através do programa Crea Qualifica, que é gratuito e concede certificado aos participantes, o Crea-PE ja realizou vários treinamentos. Entre os temas abordados nas capacitações estão introdução à metodologia BIM, uso de drone na agricultura, energia solar, orçamento com ferramentas BIM e sustentabilidade.

Os inspetores trocaram ideias e tiraram dúvidas sobre os cursos, a exemplo do calendário, inscrições, formatação, material de apoio, organização, entre outros assuntos. O presidente do Crea-PE falou sobre a importância dos Inspetores indicarem os locais para realização dos cursos, incluindo cidades sob a abrangência da Inspetoria regional. Pedro Paulo Fonseca, 2° vice-presidente do Conselho também tirou dúvidas dos Inspetores sobre o cronograma dos próximos cursos que serão ofertados